< Volver a Viagem

Cuidados com compras coletivas de viagens

Escrito por Pedro Da Silva

Já tem algum tempo que o consumidor brasileiro anda apaixonado pelos sites de compras coletivas. Afinal, ninguém quer perder a oportunidade de pagar 40, 50, 60% menos em um produto ou serviço, não é mesmo? Com os sites de compras coletivas de viagens, a história é semelhante: agências de viagens e hotéis oferecem passagens, passeios e pacotes com grandes descontos, o que atrai e muito o público.

Mas será que as ofertas realmente valem a pena? É seguro comprar? Pois bem, é preciso ficar atento a uma série de requisitos antes de dar o “ok” na compra da oferta. Acompanhe o artigo e saiba como se prevenir, além de quais cuidados são necessários para a compra de pacotes de viagens em sites de compras coletivas.

Desacredite quando a oferta for vantajosa demais

Já dizia o ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Não se deixe levar por ofertas muito vantajosas, ou muito abaixo do preço. No Brasil, existem aproximadamente 2.000 sites de compras coletivas, porém, apenas alguns são confiáveis. Para não se complicar, prefira comprar pacotes em sites já estabelecidos no mercado, ou focados na comercialização de viagens, sejam pacotes ou passagens aéreas.

Preste atenção nas datas disponíveis

É importante manter-se atento às datas de hospedagem oferecidas pelos sites. Geralmente, os hotéis e pousadas disponibilizam ofertas e promoções apenas para épocas do ano em que o movimento está baixo, ou seja, para a baixa temporada. Resumindo: dificilmente você encontrará boas ofertas para épocas de feriado, finais de semana e finais de ano. É interessante analisar este requisito com cautela!

Procure informações sobre a empresa responsável pelo pacote

Esta máxima vale tanto para compras online comuns, como para as compras coletivas. Antes de finalizar o processo de compra, faça uma breve pesquisa sobre a empresa em questão. Para que não hajam imprevistos no futuro, é bom saber se a empresa realmente é idônea e confiável!

Analise todos os detalhes do pacote e contratos

Uma que deve ser utilizada como medida de segurança é a leitura de todos os detalhes da oferta, bem como as menores letras do contrato. Usualmente o consumidor não tem este tipo de atitude, entretanto, principalmente no caso de compras coletivas, é imprescindível saber se existem taxas adicionais a serem pagas diretamente ao hotel, restrições de horários para check-in e check-out e informações adicionais.

Saiba exatamente quem é o responsável pela venda da oferta

É comum encontrar nos sites de compras coletivas ofertas divulgadas por redes de hotéis e agências de viagens. Antes de efetuar a compra, é interessante saber quem é o real responsável. Em ambos os casos – tanto hotéis quanto agências de turismo – é recomendado entrar em contato direto, a fim de confirmar a veracidade da oferta!

Vale dizer que os pacotes adquiridos em sites de compras coletivas não contam com seguro de viagem incluso. Especialmente os passageiros que irão viajar para fora do país devem contar com a cobertura de uma assistência viagem internacional: se a viagem é para a Europa, é preciso contratar um seguro viagem Europa, especificamente. A melhor maneira de contratar um seguro internacional é acessando o Compara! No portal é possível realizar cotações online e contratar o seguro que se mostra bastante adequado às suas reais necessidades!