< Volver a Viagem

Como fazer viagens de avião com pessoas com necessidades especiais

Escrito por Pedro Da Silva

A partir de dezembro vai ficar mais fácil viajar de avião se você é portador de alguma necessidade especial. Isso porque a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou uma série de melhorias para os passageiros que precisam de assistência durante o voo.

De acordo com as mudanças, não existe mais um número limite de passageiros com necessidades especiais por cada voo. Até agora, eles só poderiam chegar a metade dos ocupantes.

Cadeirantes também poderão contar com rampas de acesso e elevadores na hora de embarcar. Esses meios de acesso devem ser fornecidos obrigatoriamente pelos aeroportos e companhias, a partir de dezembro.

Pouca gente sabe, mas passageiros com deficiência visual podem viajar com seu cão-guia na cabine, ao lado do assento, sem pagar nenhuma taxa a mais. O cão não precisa usar focinheira, mas precisa estar na coleira, e a companhia aérea exige que o passageiro forneça uma identificação do animal e um comprovante do treinamento.

Idosos e pessoas que acabaram de passar por um procedimento cirúrgico, ou que estejam passando por um tratamento debilitante, também são considerados passageiros com necessidades especiais, assim como mulheres com crianças de colo ou nas últimas semanas de gravidez e crianças menores de 12 anos, desacompanhadas. Esses passageiros contam com prioridade no momento do check-in.

Caso você se encaixe em uma dessas categorias, também precisa de um seguro viagem, para aumentar sua tranquilidade. O seguro viagem oferece assistência no caso de acidentes, extravio de bagagem e/ou documentos, ou ainda caso você tenha que voltar mais cedo para casa.

O seguro viagem também cobre as despesas com médicos e hospitais, e, em alguns casos, até com medicamentos, o que faz com que seja um item indispensável para uma viagem tranquila, sobretudo para destinos internacionais, nas quais os custos com as despesas médicas podem ser altíssimos.

É possível comprar seu seguro viagem online, com toda a segurança. Compara te ajudar a tirar dúvidas sobre qual o melhor seguro para seu caso. Faça uma cotação online e gratuita no nosso site e conheça as opções para o seu perfil!