Você sabia que existem diversos tipos e modelos de alarme automotivo? Separamos aqui os mais vendidos no mercado e como funcionam para facilitar sua escolha de qual melhor se encaixa com sue carro!

Sabemos que os índices de furtos e roubos de veículos no Brasil são muito altos. Por isso, instalar um alarme automotivo é uma alternativa eficiente para minimizar a ocorrência de surpresas desagradáveis e prejuízos.

Abaixo, descrevemos os tipos de alarme para veículos mais utilizados no momento. Assim fica mais fácil para você escolher o melhor modelo. Acompanhe!

Sistema de alarme automotivo volumétrico

Esse sistema de alarme automotivo é instalado em veículos que já vêm de fábrica com a chave equipada com comando à distância, que abre e fecha as portas, dispara a buzina e pisca as setas no momento do acionamento do pino da porta. No entanto, no caso de quebra dos vidros, não emite nenhum sinal.

Sendo assim, é possível instalar o sistema volumétrico com o original da fábrica. E, no caso de qualquer ação no interior do automóvel, serão acionados os alarmes, pois ele possui duas câmeras de ultrassom sensíveis a movimentos.

O alarme para carros volumétrico funciona da seguinte forma: uma cápsula emite uma onda e a outra precisa receber um determinado padrão de onda. Qualquer alteração no formato da onda ativa o sinal sonoro e luminoso.

Sistema de alarme keyless

O alarme keyless é indicado para carros que já têm a chave com comando à distância, porém, só executa os trabalhos de abrir e fechar as portas, não emitindo nenhum sinal de luz ou som.

O keyless pode ser instalado independente do sistema original de comando das portas do veículo. Com isso, o proprietário do automóvel, além de abrir e fechar as portas, vai contar com a proteção extra do acionamento em caso de movimento interno, pois esse dispositivo também possui câmeras de ultrassom semelhantes ao alarme volumétrico.

Além disso, conta com alguns opcionais de conforto que podem ser instalados:

  • abertura e fechamento dos vidros;
  • desligamento do rádio;
  • corte da ignição;
  • desligamento das luzes internas.

Sistema de alarme universal de carros

O alarme automotivo universal é para aqueles veículos que não têm nenhum sistema de acionamento à distância. A função da chave é apenas para ligar e desligar a parte elétrica e o motor.

Por isso, trabalha totalmente independente, pois não há nenhum sistema no veículo que possa ser conjugado. Tem sua central, seus próprios telecomandos (controle remoto), sirene e câmeras de ultrassom para detectar os movimentos internos.

Dependendo do fabricante, o sistema conta várias opções de conforto:

  • abertura e fechamento dos vidros;
  • abrir porta-malas;
  • desligamento do rádio;
  • corte da ignição;
  • desligar as luzes internas;
  • desligar os faróis.

Assim, sabendo da importância do alarme automotivo e dos sistemas que o mercado oferece, escolha o fabricante que apresentar o modelo com o maior número de itens de conforto e segurança para você. Uma dica importante: evite estacionar o seu veículo em lugares ermos, mesmo com uso de alarmes.

Quer saber mais sobre veículos? Então nos siga nas redes sociais FacebookLinkedIn e Twitter para não perder conteúdos exclusivos.