< Volver a Carros

Cuidados com o carro no verão

Escrito por Pedro Da Silva

Os cuidados com o carro no verão são essenciais, ainda mais no nosso país que tem temperaturas fortíssimas e onde aproveitar os dias de sol na praia é algo bem comum. Veja alguns cuidados com o carro no verão que você precisa ficar atento:

– Vidros

O calor pode ressecar as borrachas que fixam os vidros e as fortes chuvas do período podem causar infiltrações. É por isso que a atenção redobrada com eles deve estar entre entre os cuidados com o carro no verão. Uma boa alternativa é usar películas protetoras para vidros que também evitam que os bancos fiquem desbotados. Também é bom aplicar aditivos para evitar que as borrachas dos vidros e das palhetas do para-brisa rachem. As películas escurecedoras também ajudam a manter uma temperatura mais agradável dentro do carro.

– Bancos

Se o estofado for de couro, o ideal é aplicar um hidratante ou produto à base de silicone para evitar o ressecamento e as manchas do sol mas cuidado para que o produto não cause alergias na pele. Já se o estofado for de tecido, recorra aos bons e velhos painéis de papelão no para-brisa. Eles atraem a luz do sol evitando que ela chegue aos bancos e assim impedem que desbotem. Os bancos de veludo são os que menos sofrem com os efeitos do calor então é só aspirar o pó com aspirador ou remover com uma escovinha.

– Pneus

Entre os cuidados com o carro no verão dê uma atenção especial aos pneus. A borracha em contato com o chão quente desgasta muito fácil, o que aumenta o risco de acidentes. Fique de olho neles e sempre verifique a calibragem. O estepe também pode apresentar problemas se ficar muito tempo sem uso e exposto ao calor.

Motor

Com tanta gente indo viajar no verão é comum ficar preso em engarrafamentos, que exigem ainda mais do sistema de refrigeração do motor. É por isso que o líquido do radiador precisa estar em dia para não ferver e aumentar demais a temperatura do propulsor. Fique de olho no manual do carro para saber quais tipos de aditivos para o radiador são ideais. O compartimento do motor deve sempre estar limpo, sem resíduos de óleos para evitar que as peças cozinhem com o aquecimento.

– Lavagem

A maresia pode causar furos na lataria e outros danos. Para evitar isso, lave o carros apenas com água, inclusive a parte interior e o compartimento do motor.

– Enchentes

Além do calorão, é uma estação que causa muitas chuvas e como consequência, alagamentos e enchentes. Seu carro merece um cuidado especial com isto então não deixe de conferir as dicas deste post.

– Ar-condicionado

É indispensável nessa estação mas é preciso alguns cuidados de manuntenção e até de economia para não se prejudicar. Neste link você pode saber tudo.

Aproveite bem os dias de sol mas sem negligenciar os cuidados com o carro no verão.