< Volver a Carros

Mudanças de hábito podem poupar até 30% de combustível do carro

Escrito por Pedro Da Silva

O aumento no preço da gasolina chegou a 10% no início de fevereiro desse ano. O problema é que o combustível é algo tão essencial quanto o seguro de carro; os dois não podem ser simplesmente descartados. Mas é possível, sim, gastar menos. Com algumas mudanças de hábitos, é possível reduzir até 30% de seu consumo. Confira abaixo algumas mudanças de hábito que você pode aderir no dia a dia para conseguir essa economia.

Calibragem do pneu

Feita de 15 em 15 dias, no máximo, a calibragem do pneu pode economizar em até 20% o consumo de combustível. Vale lembrar que a calibragem pode ser diferente nos pneus traseiros e nos dianteiros. O manual do carro conta com informações como quando trocar óleo, filtros, qual combustível usar, periodicidade da manutenção e alinhar os pneus. O seguro automotivo dá assistência em imprevistos, mas é recomendado nunca dirigir com pneus desalinhados.

Maneira de dirigir

Algo tão simples como a maneira de ligar o carro pode ajudar na economia de combustível. Muitas pessoas ligam o carro e o deixam aquecendo antes de começar a dirigir, mas não há necessidade em fazer isso. A injeção eletrônica é a responsável por tirar a necessidade dessa ação. Para alguns modelos, entretanto, é necessário aquecer nos primeiros mil quilômetros. Para tirar a dúvida, confira o manual do automóvel para confirmar se há essa indicação.

Combustível de qualidade

Usar um combustível aditivado é extremamente importante. Gasolina com querosena ou etanol com água diminuem a sua qualidade. Para não ter dúvidas, sempre abasteça o carro em postos de gasolina que tenham o selo da ANP e sempre dê preferência às redes conhecidas e grandes.

Excesso de velocidade

É importante, claro, sempre respeitar o limites de velocidade das vias. Ao andar a 100km/h, por exemplo, o veículo tende a consumir 20% a mais de combustível do que quando está a 80km/h.

E não esqueça de usar o seguro do auto para fazer as manutenções preventivas e revisões periódicas para evitar problemas maiores no futuro. O seu bolso agradecerá!