< Volver a Carros

Mistura de etanol e gasolina valerá a partir de março

Escrito por Pedro Da Silva

No mês de março, o governo anunciou que a mistura de etanol de anidro com gasolina sofreu um aumento de 25% para 27%. A confirmação do aumento veio após ser comprovada a viabilidade dessa composição nova de combustível. O combustível é um gasto fixo para quem tem carro. Caso ele acabe numa hora imprópria, o seguro de carro pode auxiliar, mas o melhor é prevenir e organizar as finanças após o aumento para evitar estresse.

A medida de aumentar de 25% para 27% tem como principal vantagem fortalecer o setor de etanol no país, já que ele está em crise há alguns anos após fechamento de usinas. A medida também diminui a necessidade de importação de gasolina pela Petrobras e garante um combustível mais ecologicamente correto, com menos poluentes em sua composição.

seguro automotivo, em geral, não tem o valor alterado dependendo do tipo de combustível. Ao mesmo tempo, não é recomendado alternar tipos de combustíveis, pois pode atrapalhar na limpeza das peças. E a expectativa é que essa nova medida não cause um grande impacto nos preços de bomba dos combustíveis. E a mudança surgiu em um momento em que a moagem da nova safra de cana se iniciará no país.

Já em fevereiro de 2015, o governo brasileiro havia feito acordo com a nova mistura com o setor. Para colocar em prática, foram feitos diversos testes para se certificar de que o aumento era viável. O setor automotivo pediu diversos testes – após o atraso de fevereiro para março para que a medida entrasse em vigor, acredita-se que não há riscos sobre rendimento e durabilidade com a mistura.

Na verdade, um estudo feito pela Universidade de Nebraska descobriu que mistura maior de etanol à gasolina traz benefícios e deixa o motor mais eficiente. Quando a mistura é feita, o automóvel tem rendimento até 14% maior. E se por algum motivo o motor engasgar por acúmulo de resíduos, não deixe de acionar o seu seguro do auto!