< Volver a Carros

Como declarar leasing de carro no Imposto de Renda

Escrito por Pedro Da Silva

Muitas pessoas preferem comprar um carro por leasing, atraídos pelo valor da prestação mais baixa. Mas é bom lembrar que você vai precisar declarar essa condição no Imposto de Renda e a responsabilidade do seguro do automóvel fica por sua conta.

O leasing é um contrato de arrendamento mercantil, uma espécie de aluguel onde você tem a possibilidade de comprar o bem no final do contrato, renovar o contrato ou devolver o carro. Seja qual for sua escolha, a declaração no imposto de renda tem que ser feita de maneira correta.

Como declarar leasing de carro no Imposto de Renda?

1) Leasing contratado em 2014 com compra  a partir de 2015, no final do contrato

Preencha no formulário do IR a ficha “Bens e Direitos” com o código 96. No campo “Discriminação”, informe o montante de pagamento feito até o fim do ano anterior, os dados do contratante e do veículo.Os campos “Situação em 31.12.2012” e “Situação em 31.12.2013” ficam em branco.

2-Final de contrato em 2014, sem compra efetuada

O carro devolvido no final do contrato e declarado no item “Bens e Direitos” deve ficar zerado no campo “Situação do Bem em 31.12.2014”. Se foi devolvido algum valor, informe em “Discriminação”. Isso porque as parcelas do leasing se constituem tanto pelo valor do aluguel pelo uso, quanto pelo o que se pagaria pela aquisição do carro. Como o bem já foi declarado, não há necessidade de declarar a restituição.

3- Leasing com contrato até 2014 e opção de compra no ato do contrato

Selecionar o código 21 em “Bens e Direitos” e informar os dados do contratante e do automóvel em “Discriminação”. Informar o valor do veículo nas colunas “Situação em 31.12.2013” e “Situação em 31.12.2014”. Nos mesmos campos “Situação” da ficha “Dívidas e Ônus Reais” declarar o saldo da dívida remanescente nas respectivas datas.

4- Compra no ato do contrato

Informe os dados do carro e do contratante em “Discriminação” na ficha “Bens e Direitos”, usando o código 21. O valor de contrato do leasing deve ser informado nos campos “Situação em 31.12.2013 e 31.12.2014”. Se o início do contrato for em 2014 a coluna de 2013 fica em branco. Em “Dívidas e Ônus Reais” informe o restante a ser pago pelo automóvel.

5- Compra no final do contrato que se encerrou em 2014

O campo “Discriminação” da ficha “Bens e Direitos”, código 21 deve conter as informações do carro e da contratante. A “Situação em 31.12.14” deve ter informado os valores pagos e o residual.

Além dos cuidados com o IR você deve contratar o seguro de carro como proteção do bem.