< Volver a Carros

Como escolher o primeiro carro?

Vai comprar o primeiro carro? Elaboramos um check list com todos os pontos que você deve observar antes de finalizar a compra do seu primeiro veículo. Confira!

Escrito por Pedro Da Silva

Acordar cedo e correr para o transporte público não é tarefa fácil no Brasil. Andar de ônibus e metrô pode até sair mais barato, mas quem nunca sonhou em chegar ao trabalho de carro com o ar-condicionado no último e música bem alta para relaxar?

Por esse motivo, você decidiu que 2020 é o ano em que vai realizar o seu grande sonho e comprará um carro. Mas como escolher o modelo ideal para o seu perfil com tantas opções no mercado?

Pensando nisso, nós da Compara elaboramos um check list com todos os pontos que você deve observar antes de escolher o primeiro carro. Confira! 😉

1. Qual é o orçamento disponível?

qual é o orçamento isponível?

O primeiro passo para definir o modelo do seu carro é saber EXATAMENTE quanto você pode gastar. Nesse ponto, você precisa lembrar a frase “querer não é poder” e ter muita atenção para o modelo que o seu bolso te permite comprar e não o que você sonha estacionar na garagem.

Para isso, defina se o veículo será pago à vista, financiado com entrada ou financiado completo. Caso esteja com dúvida, lembre que o ideal é sempre optar pelo pagamento à vista, porque dessa forma você foge da taxa de juros do banco. Mas se você não tem todo o dinheiro disponível, negocie com a vendedor a melhor forma e pagamento e fique atento às taxas de juros cobradas. E lembre: negocie o preço mais baixo sempre de olho no juro cobrado! 😉

Para não entrar no vermelho, a recomendação principal é que você não assuma um gasto maior que 20% a sua renda. Ou seja, se você ganha R$ 2.000,00 não deve entrar em uma parcela superior a R$ 400,00. Isso é importante também porque a compra de um carro não conta como um investimento já que o valor o veículo se deprecia a cada ano.

2. Qual modelo escolher?

primeiro carro

Com tanto modelo disponível no mercado é uma verdadeira tortura escolher qual veículo é perfeito para você. A nossa dica é escolher um carro pela sua funcionalidade e não pelo seu design. Custo benefício (sim) – beleza (não).

Para isso, o ideal é definir qual a sua categoria preferia: compacto, hatch, sedã, perua, monovolume, picape ou SUV. Feita essa escolha, analise todos os modelos dentro de cada categoria e observe não apenas o preço de compra, mas também o consumo e o custo da manutenção.

Feito isso, separe três modelos de carros para compra. essa forma você pode começar a comparar preços, negociar melhores propostas e definir se vai comprar um carro novo, seminovo ou usado e qual a potência do motor.

3. Vai decidir pelo preço? Cuidado com armadilhas!

compra

Antes de comprar o seu carro motivado apenas pelo menor preço final, fique atento a alguns detalhes que podem fazer com que a compra saia mais cara no futuro. A primeira elas é pensar nos gastos regulares, como por exemplo, combustível e seguro auto.

Como dessas duas contas você não poderá escapar no fim e cada mês, é preciso calcular quanto você gastará comparando diferentes modelos e veículos. Em relação ao combustível, o conselho é optar por carros com motor flex porque assim é possível escapar da alta do preço do petróleo (caso ela ocorra).

Compare o preço e seguro!

Já em relação ao preço do seguro auto ele varia (e muito) em relação aos modelos. Isso acontece porque as seguradoras definem o valor de acordo a diversos fatores, entre eles o índice de roubo e preço da manutenção do veículo. Por exemplo, entre os carros compactos o preço final do Volkswagen Gol e Fiat Palio são bem próximos, no entanto o valor do seguro do primeiro modelo é mais caro graças ao seu elevado índice e roubo. Faça uma cotação gratuita e veja agora quanto ficaria o seu seguro:

Seguro Auto

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas
titulo

4. Experimente o veículo antes de bater o martelo

Essa é uma dica básica, mas muitos motoristas ainda erram nesse aspecto. Antes de finalizar a compra, você deve SIM comprovar a qualidade do veículo e para isso é fundamental fazer um test drive completo e sem pressa.

Escolha o trajeto que você realiza diariamente para “sentir o carro” em ruas que você está acostumado. Dessa forma, fica fácil identificar os aspectos negativos e positivos do veículo em questão e você faz uma compra consciente!

Se depois e todas as nossas dicas você ainda ficou com dúvidas sobre qual modelo comprar… deixe o seu comentário e respondemos com prazer!