< Volver a Carros

5 erros pra evitar ao comprar um carro

Escrito por Pedro Da Silva

Saber qual carro comprar, seja novo ou usado, exige paciência e atenção para escolher o modelo ideal, tanto para o seu perfil como para o bolso! Mas na hora de fechar a compra é preciso ficar atento a detalhes que podem definir se você fez, ou não, um bom negócio.

Para isso, é fundamental conhecer os erros mais cometidos pelos brasileiros na hora de fechar negócio e evitá-los a todo custo. Porque né? Quem avisa amigo é! Abaixo, reunimos os 5 erros que você não deve cometer ao decidir qual carro comprar. Confira quais são eles.

1. Não controlar a ansiedade

Não controlar a ansiedade

Decidiu qual carro comprar e como não está aguentando a ansiedade quer logo finalizar o negócio? Cuidado, esse é um dos erros mais comuns. Lembre: compras por impulso nunca são as melhores, ainda mais para valores mais altos como é o caso de um veículo.

Por isso, não deixe que a ansiedade feche o negócio no seu lugar. Sim, ao negociar um carro é preciso ter atitude, mas o fundamental é atuar com paciência. Antes de tomar uma grande decisão é preciso considerar diversos aspectos e para isso você precisa tempo.

Como muitas concessionárias sabem que vários clientes sofrem desse mal, eles realizam “promoções relâmpagos” e os vendedores pressionam com “oportunidades únicas”. Tenha calma e antes de bater o martelo, peça todos os dados do modelo e negocie sem pressa.

2. Taxa de juros da compra 

Taxa de juros da compra

Além de avaliar qual carro comprar, é preciso avaliar o tipo de financiamento já que comprar à vista nem sempre é uma possibilidade. Por isso, saber negociar o financiamento e valor da entrada é a chave de um bom negócio.

Nesse caso, um dos erros mais frequentes do cliente é ficar preocupado apenas com o valor final da parcela e esquecer de analisar outros (vários) fatores. Por exemplo, pergunte qual é a taxa de juros cobrada para financiamentos de 12, 24, 36 e 48 meses já que a diferença pode ser grande.

Ao definir se é um bom negócio, ou não, calcule quanto pagará no final da compra. Vai financiar o carro em 48 meses? Antes de fechar, veja quanto terá que desembolsar apenas com os juros e quanto custaria financiar em 36 meses.

Com esses dados, você define se vale a pena dar uma entrada maior (e reduzir o valor da parcela) ou encarar um financiamento mais alto. Para isso, antes de começar a negociar a compra de um carro, defina exatamente qual é o valor ideal e qual é o preço máximo que você pode pagar. Com esses números claros na cabeça, a negociação é mais rápida.

3. Custo benefício do modelo 

Custo benefício do modelo

Você  já sabe que antes de decidir qual carro comprar, precisa controlar a ansiedade e ficar de olho na taxa de juros cobrada. Agora a nossa terceira dica é sobre a categoria, modelo e melhor custo benefício para o seu possante.

Para calcular o melhor custo benefício, defina para que você precisa do carro. Rodará mais na cidade em trechos pequenos? Ou estará frequentemente na estrada. Dessa forma você escolhe o carro com melhor desempenho na cidade ou na estrada e define qual é o motor adequado para o seu caso. O básico 1.0 ou um mais potente?

Para escolher o carro que melhor se ajusta as suas necessidades é preciso considerar se você deseja um veículo econômico (popular ou hatch) ou um modelo confortável para viagens e família (sedam ou SUV). No entanto, antes de definir o modelo a comprar, confira também o nível de consumo de cada modelo, taxa de manutenção, valor do seguro auto e IPVA.

4. Instalar acessórios independentes

Instalar acessórios independentes

Na hora de comprar um carro, alguns motoristas ficam na dúvida se escolher um modelo completo ou preferir um básico (pelo preço) e depois instalar os acessórios que deseja.

Se você se satisfaz com um carro sem luxos e algumas comodidades (como ar-condicionado ou mp3) o ideal é escolher um modelo básico. Agora, se você quer contar com esses itens a melhor alternativa pode ser escolher um modelo com esses opcionais já de fábrica.

Sim , o preço pode ficar mais alto, mas se você fizer as contas o investimento vale a pena. Isso porque se você instalar acessórios em lojas independentes terá que arcar com o preço do produto mais o custo da mão de obra e é nesse ponto que muitos motoristas levam o maior susto porque é quase impossível encontrar instalação barata no Brasil.

5. Comprar motivado pelo design 

Comprar motivado pelo design

Escolher o modelo do carro pelo design é o erro mais comum e difícil de corrigir já que cada motorista tem o seu veículo preferido e deseja comprar aquele que mais lhe agrada aos olhos. No entanto, na hora de negociar é importante estar aberto a outros modelos da mesma categoria para conhecer preços, taxas de juros, consumo, depreciação e até para comparar o preço do seguro auto.

Para isso, aposte em realizar um test drive completo em até três modelos da mesma categoria. Analise as vantagens e desvantagens de cada um em sites especializados e observe qual seria a melhor opção para as suas necessidades. Dessa forma você realiza uma compra inteligente e sem margem para erros.

Agora queremos a sua opinião! Já errou ao comprar um carro ou conhece um erro que não citamos? Aproveite e deixe o seu comentário para Compara! 😉