< Volver a Carros

O seguro protege o carro contra queda de árvores?

Escrito por Pedro Da Silva

As chuvas intensas características do verão causam transtornos além de enchentes e trânsito. A queda de árvores após chuvas fortes são comuns em cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo. E esse problema pode causar prejuízo também aos motoristas. Em janeiro de 2015, por exemplo, apenas o município de São Paulo registrou perto de 900 quedas de árvores. Esse número é quase metade do comum durante todo um ano. De acordo com a Defesa Civil, esse aumento se deu por causa de tempestades com ventos acima dos 80 km/h.

Além disso, o BB Mapfre contabilizou mais de 30 quedas de árvores em veículos durante os primeiros quinze dias do ano em todo o país. Esse número representa um crescimento de 15% quando comparado aos primeiros quinze dias de 2014, quando o número foi de 27 árvores caídas sobre veículos segurados da empresa.

Com esse problema em evidência, você sabe quando o seguro do carro protege contra quedas de árvores? Certamente, o seguro é a melhor ferramenta contra esse imprevisto. Mas, para que o auxílio aconteça, é necessário contratar seguro com cobertura total do bem, a conhecida cobertura compreensiva.

Esse tipo de cobertura vale para incêndio, acidentes, furtos, roubos e também fenômenos da natureza, que é o local em que as quedas de árvores são englobadas ao lado de alagamentos e granizo. Dependendo do plano contratado, a cobertura do seguro do auto pode servir também para objetos que caem sobre o veículo numa tempestade, como postes, placas e muros.

Mas é importante que a cobertura seja compreensiva, pois nos casos de coberturas limitadas, a indenização é dada apenas contra furto, roubo e danos provocados a terceiro, sem incluir problemas decorrentes de causas naturais.

A cobertura de responsabilidade civil costuma ser 40% mais barata do que a cobertura total. Mas atenção! Mesmo se a cobertura incluir danos causados por alagamento, é importante verificar bem as cláusulas, pois a seguradora pode não aceitar ressarcir um motorista que optou por dirigir numa via alagada. Esse tipo de cobertura vale apenas para situações em que não é possível prever ou evitar o problema.

Já no caso de quedas de árvores, o contrato do seguro automotivo não é tão restrito, já que ela é, por definição, difícil de prever ou ser evitada.