< Volver a Carros

Como utilizar o carro reserva?

Escrito por Pedro Da Silva

A oferta de um modelo reserva, se refere, normalmente, a um veículo popular de modelo básico, com especificações como quilometragem livre e ar condicionado, para oferecer maior comodidade em caso de sinistro.

Mas para que o carro reserva seja oferecido pela seguradora é necessário que o custo do reparo do veículo seja superior ao valor da franquia contratada. Se esse for o caso, a locação deve ser feita na Central de Atendimento da própria seguradora já que em casos de locações efetuadas diretamente na locadora, não é previsto reembolso.

A locação dura enquanto se está dentro do limite dos dias contratado anteriormente. Após o sinistro ocorrido, o número de diárias da locação utilizadas são deduzidas a partir do número de diárias especificadas no contrato.

O carro reserva é entregue após a vistoria do veículo ser realizada, para que os reparos sejam autorizados. Em outros casos, o carro reserva oferecido pelo seguro carro pode ficar disponível em até 4 dias úteis após o Aviso de Sinistro na Seguradora, caso o veículo já esteja na oficina para que a vistoria seja realizada.

Após ter o carro reserva em mãos, ele fica sob a responsabilidade do motorista e é necessário apresentar os seguintes documentos:

1. Carteira de identidade (RG) e maior de 21 anos;

2. Carteira de Habilitação de, no mínimo, 2 anos de uso;

3. Cartão de crédito com limite disponível.

Mas há outros casos em que o carro reserva pode ser solicitado. Um exemplo disso, é quando o segurado for terceiro em um acidente. Nesses casos, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.) com o nome do responsável pelo acidente, orçamento feito pelo local em que o carro será reparado e, nos casos de sinistros que são tratados por uma outra seguradora, deve-se também apresentar o Aviso de Sinistro da seguradora em questão, já que nem todas oferecem o benefício.

Para evitar dores de cabeça, é necessário conhecer todas as condições da apólice da seguradora. Algumas empresas de seguro carro, por exemplo, oferecem o serviço do carro reserva por 7 ou 15 dias, de forma gratuita, se a oficina usada for referenciada pelo seguro.

Atualmente, a grande diversidade de empresas de seguro pode confundir o consumidor. Mas com a compra de seguro carro online é possível fazer um apanhado geral das principais empresas, serviços e preços sem sair de casa e, dessa forma, escolher a melhor opção para o seu perfil.