< Volver a Carros

Rodízio de pneus ajuda na economia de combustível

Escrito por Pedro Da Silva

Os pneus são uma das partes mais importantes de um automóvel. Eles são os responsáveis por sua estabilidade durante todo o percurso. Além disso, quando usados corretamente, evitam acidentes e o acionamento do seguro do auto. Mas você sabia que o rodízio de pneus ajuda na economia?

O rodízio, na verdade, é uma medida simples que tem tudo a ver com economia de combustível. Além disso, o rodízio de pneus também ajuda em sua conservação e na suspensão do veículo. Dirigir com os pneus bem calibrados e em bom estado chega a reduzir em até 20% o consumo de gasolina, por exemplo. Imagina o quanto isso significa ao fim de um ano de uso?

Ao lado de calibragem correta e revisões da suspensão com regularidade, o rodízio de pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros, em média. O seu maior objetivo é equilibrar o desgaste entre cada um dos quatro pneus, alterando suas posições de acordo com as recomendações de cada montadora. E não esqueça: se tiver dúvidas sobre a rede de lojas e oficinas credenciadas do seguro de carro para fazer o serviço, verifique a lista de sua região e se certifique de fazê-lo com qualidade e segurança.

O rodízio de pneus mais comum é feito em veículos com tração dianteira, que engloba maior parte da frota brasileira. Nesse caso, se alternam os pneus dianteiros com os traseiros, sem mudar os lados. Ou seja, o pneu dianteiro direito é trocado com o pneu traseiro direito. Mas a regra varia de acordo com o desenho de cada pneu e a tração de cada carro. Por isso o rodízio deve ser feito por empresas especializadas.

O rodízio de pneus serve para que todos eles sejam gastos de forma homogênea, tanto os dianteiros quanto os traseiros. Se eles ficam gastos ou desalinhados, aumenta o atrito com o solo, em vez de rodar com suavidade. E por isso o motor tem que trabalhar mais e o combustível tem o gasto maior. Em geral, os pneus dianteiros sofrem maior desgaste, por causa do peso do motor, tração, frenagem e movimentos em curvas.

E sempre que fizer o rodízio, não deixe de fazer também um alinhamento da suspensão e balanceamento de rodas. Todos eles ajudam na conservação dos pneus e estabilidade do veículo. E para qualquer imprevisto, tenha sempre o contato do seguro do automóvel em mãos!