< Volver a Carros

Estepe é o item mais roubado de carros no Brasil

Escrito por Pedro Da Silva

O estepe requer atenção constante do motorista. É bastante comum ter que entrar em contato com o seguro do auto ao perceber que o pneu reserva não está em condições de ser usado. Mesmo assim, o estepe é o item mais roubado de carros no Brasil, de acordo com estudo da Carglass.

E isso não é novidade. Na verdade, foi o segundo ano consecutivo que o estepe ganhou como item mais roubado dos veículos, na pesquisa da Carglass. Ele representa nada menos que 40% dos roubos. Em seguida, os itens mais roubados são as bolsas e aparelhos de som, com 7% e 3% das incidências, respectivamente. Os demais itens somam 23%. Em 27% dos casos, nenhum item foi levado, apesar da tentativa de roubo.

O recomendado é nunca deixar nada que chame atenção dentro do carro. Estacionar em locais iluminados também costumam diminuir as probabilidades de um incidente. Mas, após entrar em contato com o seguro do automóvel para comprar um estepe acessível e de qualidade, você pode se perguntar o que fazer para evitar roubos desse item tão essencial.

Confira algumas dicas para evitar o roubo de estepe de carros:

Não existe um local específico que elimine as chances de ter o estepe roubado. O máximo que você pode fazer é diminuir essa probabilidade ou dificultar a ação. E, claro, não confiar apenas nos parafusos colocados pelo fabricante.

O Ford Ka, por exemplo, coloca o estepe na parte de fora do porta-malas. Isso deixa o espaço de bagagem maior, mas também facilita a ação dos ladrões, já que não precisam arrombar o automóvel. Modelos de carros aventureiros também trazem o estepe do porta-malas junto com um sistema de travas que não elimina as chances de roubos.

Uma forma de evitar o roubo é amarrar o estepe com cabos de aço que envolvem o pneu, embora não seja infalível. Outra boa forma é utilizar algo como um alarme, estilo o Step Safe, que foi lançado no mercado. Se alguém tentar tirar o estepe sem desligar o sistema na parte interna do automóvel, o alarme é acionado, mesmo que os fios sejam cortados.

Após conhecer as melhores formas de evitar que o estepe seja roubado, não deixe de garantir um seguro de carro de qualidade e de acordo com o seu perfil para oferecer toda a assistência e troca de pneu quando for necessário.