< Volver a Carros

5 maneiras de usar o carro de maneira sustentável

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar do sistema de transporte público ser a maneira mais sustentável de permitir o deslocamento das pessoas nas grandes cidades, no Brasil ainda utilizamos o carro em várias situações para nos locomover. Mas além de ter um bom seguro de carro e dirigir de maneira responsável, motoristas conscientes também pensam em colaborar com a diminuição do impacto do trânsito sobre o meio ambiente. Saiba como usar o carro de maneira sustentável:

1. Na hora de comprar seu carro, você pode optar por um com sistema flex e abastecer com biocombustíveis, feitos de materiais naturais, que causam menor impacto sobre o ecossistema.

2. Com a falta de água que assola algumas cidades brasileiras, fica ainda mais importante sua economia, inclusive na hora de lavar o carro. Use o balde ao invés da mangueira, ou prefira métodos de lavagem a seco oferecidos por algumas empresas (custo médio: R$50). Se preferir lavar o carro a seco você mesmo, compre um kit com o material, que custa R$15 e rende cerca de nove lavagens. Lavar o carro com a mangueira pode utilizar quase 550 litros de água por vez, por isso, a lavagem a seco é uma grande alternativa para economizar.

3. É possível investir em um sistema de caronas com vizinhos, colegas de trabalho e até pais de alunos da escola de seus filhos. Assim, você ajuda o meio ambiente, economiza no preço do combustível (que pode ser dividido), e terá até um dinheiro extra para investir em coisas importantes, como um upgrade no seguro do auto.

4. Sempre que possível, utilize o sistema público de transporte, como o metrô, ou faça trajetos curtos de bicicleta. O transporte público pode ser uma boa opção quando você não está com pressa, nem precisa usá-los nos horários de pico, geralmente entre as 6h-8h e 17h-19h.

5. Informe-se: na internet, existe um vasto material escrito por associações de pessoas dispostas a enfrentar o problema da mobilidade nas grandes cidades de maneira ecológica. Se você se sentir inspirado, pode até se engajar em uma delas e participar das atividades. Com cidadãos mais conscientes, todo mundo ganha.

Com essas dicas, fica mais fácil trafegar respeitando o planeta. Encontre mais dicas interessantes e aproveite para fazer uma cotação online de seguro do automóvel no site Compara.