< Volver a Carros

5 dicas para fazer um test drive em carro usado

Escrito por Pedro Da Silva

Não é porque o carro é usado que você não vai fazer um test-drive. Pelo contrário, é muito importante e um direito seu. Afinal, é um investimento e você não quer perder dinheiro, não é mesmo? Bastam as despesas com a transferência do veículo para o seu nome, seguro do auto, e algum reparo.

O test drive é feito para conferir a dirigibilidade do carro e seu estado de funcionamento, além das condições de conservação. Essa é a regra de ouro para fechar um bom negócio.

 

Confira 5 dicas fazer um bom test drive:

1- A importância do percurso: quase todos os vendedores de carro têm um percurso pré-estabelecido para o test drive, mas nada impede de você sugerir ou incluir um itinerário diferente. Isso porque durante o trajeto, você precisa ouvir todos os barulhos do carro. Alguns ruídos do motor só são ouvidos em certos regimes de giro, então dirija em várias rotações e verifique a marcha lenta com a ajuda do conta-giros.

Passe por lombadas e buracos para testar a suspensão e teste o alinhamento soltando as mãos do volante em uma linha reta e plana.

Pare o carro em uma subida e saia novamente. Não pode haver trepidação nem muita aceleração. Já a folga do volante e o esterço podem ser verificados em curvas fechadas e abertas.

2- Freios e câmbio: nos carros com ABS a frenagem deve ser forte e é normal um pouco de trepidação no pedal, mas as rodas não podem travar. Nos outros modelos as frenagens devem acontecer de forma suave e progressiva, sem demora ou paradas bruscas. Teste o engate do câmbio engatando e desengatando todas as marchas.

3- Conforto e equipamentos: você precisa estar confortável para dirigir, portanto, verifique a regulagem dos bancos, do cinto de segurança e do volante. Preste atenção no estofamento e no painel; teste o ar condicionado, travas e vidros elétricos. Não se esqueça de averiguar a validade do extintor de incêndio; teste o rádio e saiba que se você for colocar outros acessórios, será necessário listá-los na apólice de seguro do automóvel para ter cobertura.

4- Visibilidade: os espelhos retrovisores precisam ter boa regulagem para cobrir toda a área a ser visualizada. O vidro traseiro também deve apresentar uma boa visibilidade, imprescindível na hora de estacionar e dar ré.

5- Desempenho – Andar na cidade e na estrada pedem desempenhos diferentes. Se você viaja muito o carro precisa ter um motor com 1000cm³ cilindradas ou mais, com um bom porta-malas.

Enfim, se você não conhece muito sobre carros, chame um mecânico de confiança para fazer o test drive. Existem muitos carros usados em ótimo estado de conservação. 😀