< Volver a Carros

O seguro cobre carros modificados?

Escrito por Pedro Da Silva

A estreia de Velozes e Furiosos 7 acontece no dia 26 de março de 2015 e para alegria dos fãs e também dos leitores do nosso blog, fizemos um especial sobre os carros modificados que aparecem no filme e explicamos também quais são os critérios das seguradoras na hora de aceitar (ou não) a efetivação da apólice de um veículo alterado de fábrica.

No entanto, se fizéssemos uma lista com todos os carros que aparecem na sequência dos sete filmes ela seria enoooorme e sem fim. Por isso, separamos 5 modelos tunados que estão gravados na memória do público, explicamos tudo sobre a contratação de seguro auto e brindamos informação que vale ouro antes de decidir tunar ou não o seu carro.

Confira abaixo quais são os 5 modelos inesquecíveis da série! 😀

1. Mitsubishi Eclipse 1995

Mitsubishi Eclipse 1995

O Mitsubishi Eclipse 1995 apareceu no primeiro filme de Velozes e Furiosos e ficou famoso depois disso. É um carro esportivo fabricado por três montadoras em conjunto Mitsubishi, Plymouth e Chrysler e inicialmente estava ideado apenas para o mercado americano. O modelo que aparece no primeiro filme da franquia corresponde a segunda geração do veículo, produzida entre 1995 e 1999. Sem alterações de fábrica, o modelo é encontrado com três opções de motores: 2.0L 140hp I4, 2.4L 141hp I4, 2.0L 210hp I4 turbo e pode alcançar até 206 km/h.

2. Dodge Charger 1970

Dodge Charger 1970

O esportivo Dodge Charger era o carro que deixava o personagem do Vin Diesel morrendo de medo. O modelo foi lançado pela Chrysler em 1970 e chegou no mesmo ano ao Brasil tendo como “garoto propaganda” ninguém menos que Roberto Carlos e Emerson Fittipaldi, que na época era piloto da Lotus na Fórmula 1. Sem alterações de fábrica o modelo é encontrado à venda com potência de 215 cavalos e acelera de 0 a 100 em apenas 11 segundos. Preço? Baratinho, apenas R$ 219.000,00.

3. Nissan Skyline GTR

Nissan Skyline GTR

O Nissan Skyline GTR é um clássico para os amantes de carros e fascinou a muitos quando foi utilizado no quarto filme da série. A primeira geração do veículo foi produzida entre 1996 e 2002 e a segunda geração de 2007 até os dias de hoje. O veículo sem alterações de fábrica é vendido com o motor Nissan RB26DETT de 6 cilindros turbo. Uma curiosidade: o Skyline utilizado no filme por Paul Walker podia ser encontrado à venda em um site alemão pelo preço de R$ 3 milhões de reais.

4. Chevrolet Camaro 1969

Chevrolet Camaro 1969

O Chevrolet Camaro também apareceu no quarto filme da série de Velozes e Furiosos. O modelo começou a ser fabricado em 1966 para competir com o Ford Mustang e graças ao seu sucesso, ele continua sendo produzido até hoje. Atualmente, o Chevrolet Camaro já está na sexta geração e pode ser encontrado em três versões: V6 com motor 3.6L, V8 com motor 6,2L e Z28 com motor V8-LS7.

5. Ford Maverick

Ford Maverick

O Ford Maverick participou do sexto filme de Velozes e Furiosos e é um clássico quando o assunto são carros com estilo. Esse sedã coupé foi fabricado para o mercado americano, mas graças ao seu sucesso chegou ao Brasil em 1973, sendo fabricado no país até 1979. O motor desse modelo pode ser encontrado em até três especificações: 2,3L Quatro cilindros, 3,0L Seis Cilindros e 4,9L V8.

Mas existe seguro para carros modificados?

Sim, se antigamente era missão impossível contratar um seguro para um carro modificado hoje em dia é um pouquinho mais fácil. Mas, atenção: é a seguradora quem define –através da vistoria– quais carros serão cobertos e quais não. Para isso as companhias utilizam duas classificações diferentes: uma para veículos normais (aqueles que apresentam as mesmas especificações de fábrica) e outra para veículos modificados (aqueles que apresentam alteração nas especificações de fábrica).

Se no primeiro caso, os fatores que influem na contratação do seguro auto são: idade, sexo, lugar de domicílio, estado civil e histórico de sinistros; no segundo são todos esses mais o grau de modificação do carro, entre: pequena, média e grande.

Normal vs Modificado

Veículos modificados com um nível de alteração pequeno não costumam ter problemas na hora de finalizar o seguroJá nos casos de alterações médias e grandes a história pode ser diferente. Isso porque para as seguradoras os carros modificados apresentam um maior risco de acidentes (por alcançar altas velocidades) e também maior índice de roubo (muitos dos seus acessórios são visados para revenda ilegal). Acha que não? Então dá uma olhada no trailer de Velozes e Furiosos 7 e veja o que as seguradoras imaginam quando o assunto é carro tunado! 😛

Carro modificado depois de contratar um seguro

Se você já contratou o seguro do seu carro (como veículo normal, sem alteração de fábrica) e decide realizar modificações é obrigatório informar a sua seguradora sobre a mudança. Mas por que devo informar se já estou coberto?

Porque quando o seguro do seu carro for acionado em casos de acidentes ou roubo a seguradora pode cancelar o pagamento da indenização caso encontre modificações não informadas na apólice. Já imaginou o prejuízo?

Por isso, se você instalar acessórios esportivos, alterar o sistema de suspensão, der um plus no motor ou outras coisinhas mais, avise o seu corretor de seguro auto. Dessa forma você dirige tranquilo e sem medo de incidentes.

Carros Tunados - alterações frequentes

Para fechar o post, queremos a sua opinião: qual é o seu carro preferido de Velozes e Furiosos? Conta pra gente! 😀