< Volver a Carros

5 cuidados para dirigir com segurança em dias de chuva

Escrito por Pedro Da Silva

Dias de chuva diminuem a visibilidade dos motoristas e aumentam a probabilidade do carro derrapar ou passar por buracos cobertos pela água. Não é à toa que, nos dias chuvosos, os acidentes aumentam. Mas para evitar contratempos, confira 5 dicas de ouro:

1. Nos meses de chuva ou não, é essencial ter um bom seguro de carro, mas durante o inverno, você pode precisar ainda mais desse suporte. Durante as chuvas, sua seguradora pode lhe oferecer reboque e até um carro reserva. Confira as condições de sua apólice, e, se puder, faça um upgrade para incluir atendimento específico para dias de chuva.

2. Pneus desgastados aumentam o risco do carro derrapar. O ideal é que eles tenham sulcos acima de 1,6 mm, pois são responsáveis por drenar a água. Confira também se o limpador de para-brisa está em bom estado, assim como os faróis e pisca-alertas. Se seu carro não tem um desembaçador,você pode comprar produtos especiais para desembaçar os vidros, à venda em lava-jatos e lojas de produtos para carro.

3. Em nenhuma ocasião, atravesse trechos alagados, pois a água pode entrar no motor e causar o calço hidráulico, problema grave cujo reparo (se puder ser feito) pode ultrapassar os R$8 mil. Se tiver que ultrapassar um local alagado (com água acima da metade da altura dos pneus), mantenha o carro na primeira ou segunda marcha e não deixe de acelerar. Se o carro parar de funcionar, não tente ligá-lo novamente. Ponha ponto morto e empurre o veículo até um local seguro. Telefone para o seguro do auto e peça um reboque.

4. A recomendação é sempre dirigir a menos de 80 km/h. Quanto maior a velocidade, maior o risco de ocorrer a “aquaplanagem”, quando o carro desliza sobre uma lâmina de água. O problema ocorre justamente em pistas planas e bem pavimentadas, por isso, redobre a atenção e mantenha a velocidade baixa. Se o seu carro derrapar, não pise no freio; retire o pé do acelerador e segure firme o volante de maneira a tentar deixar o carro em linha reta.

5. Em dias de chuva, trafegue com os faróis baixos ligados, pois assim a luz vermelha traseira também ficará ligada, diminuindo o risco de acidentes por melhorar a visibilidade do motorista que vem atrás.
E se você ainda não tem seguro do automóvelfaça sua cotação hoje mesmo no Compara, prevenindo-se para a temporada de chuvas.