< Volver a Carros

Quais são os principais cuidados para transportar animais no carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Você que tem um cãozinho ou gato de estimação sabe o quanto é importante estar sempre junto deles, fazendo-os participarem de todos os momentos da sua vida, inclusive nos passeios de carro, viagens de fim de semana ou férias. Mas, você sabia que é preciso tomar alguns cuidados antes de colocar seu bichinho no carro e sair por aí?

Assim como você verifica se a mecânica do seu carro está em perfeitas condições, se o seguro do auto está em dia, antes de pegar a estrada, transportar seu pet também exige atenção, como estar com a carteira de vacinação em ordem e ter um atestado de saúde do seu animal.

A maioria dos cães adora ficar com a cara para fora da janela, mas esse é o erro mais comum ao se transportar um animal no carro, além de um perigo para você e o seu pet. Isso porque o vento forte deixa a lubrificação dos olhos comprometida, podendo causar infecções. Sem contar os diversos cheiros misturados no ar que podem deixar o cão impaciente, com vontade de pular para fora e, na tentativa de salvá-lo, você pode causar um acidente.

Outro erro é andar com o cachorro ou gato no colo. O artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito diz que é proibido dirigir transportando pessoas, volume ou animais à sua esquerda, ou entre as pernas e os braços, estando o motorista sujeito à multa por infração média.

Uma boa notícia é que as grandes seguradoras já estão começando a estender benefícios também para o seu peludo ou bichano, como consultas veterinárias em clínicas credenciadas, se você tiver seguro de casa e seguro de carro.

Além disso, a linha de produtos para cães e gatos conta com diversos acessórios para que seu pet fique protegido ao andar de carro. Travas podem ser colocadas entre os bancos do motorista e do passageiro para o cachorro não passar para frente. Cadeirinhas, cintos de segurança e coleira peitoral garantem a segurança e conforto de cãezinhos até 10kg. Já as grades de janela impedem que o bicho ponha a cabeça para fora. Os gatos devem viajar em caixas de transporte, colocadas no banco traseiro e presas no cinto de segurança.

Cuidados com o seu pet são tão importantes quanto o seguro do automóvel na hora de viajar, afinal, ele é seu companheiro de todas as horas.