< Volver a Carros

Quais são as batidas de carro mais comuns no Brasil?

Escrito por Pedro Da Silva

Recentemente o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) divulgou um estudo no qual revela o perfil das batidas de carro mais comuns no país. Para a elaboração do material, o CESVI analisou mais de 270 mil acidentes ocorridos com veículos que contavam com um seguro auto e em base a isso definiu o índice de batidas frontais, laterais e traseiras dos motoristas brasileiros.

Segundo os dados publicados pelo estudo, as batidas mais registradas no Brasil são (de longe!) as frontais com 67% do total de acidentes. Logo após, em segundo lugar, estão as batidas traseiras com 17% e por último as batidas laterais com 15%.

Para evitar os acidentes frontais a principal recomendação é manter a distância do veículo da frente. Na estrada, especialistas definem que manter um intervalo de distância de dois segundos é o mais seguro. Para realizar a medição, o motorista deve definir um ponto na estrada. Quando o carro da frente passar pelo ponto escolhido, o motorista deve contar dois segundos falando os números: mil-trezentos-e-um e mil-trezentos-e-dois. Se durante esse intervalo de tempo o motorista não tiver alcançado o ponto definido anteriormente a distância entre um carro e o outro é considerada segura.

Como batemos o carro?

De olho na velocidade!

Dirigir dentro do limite de velocidade pode não prevenir acidentes, mas ajuda a evitar que os danos sejam graves. Por exemplo, na colisão frontal em alta velocidade os danos ao veículo são severos e com isso a chance do motorista sobreviver ao impacto é pequena. Já os acidentes ocasionados em baixa velocidade, provocam na maioria dos casos apenas danos leves e médios ao carro (e também ao motorista).

Acidentes fatais no Brasil

No Brasil, acidentes de trânsito matam mais de 46 mil pessoas por ano. Isso nos coloca entre os quatro países que mais registram mortes nas ruas e estradas. Assustador!

Para evitar acidentes o primeiro passo é evitar as distrações ao volante e ficar atento a sinalização da pista. Quer saber como não perder a atenção no volante? Fizemos um post sobre as 10 distrações mais frequentes ao dirigir! 😉

46 mil brasileiros morrem por ano em acidentes de trânsito

Vai dar bobeira com o seguro?

Agora que você já viu a quantidade de acidentes que ocorrem no Brasil, já sabe que não pode ficar sem seguro no seu carro. Já imaginou sofrer um acidente com perda total? Ou ter o carro roubado e perder todo o dinheiro investido nele?

Para encontrar as melhores ofertas do mercado, reunimos os preços das 15 principais seguradoras na nossa página. Para conferir quanto você pagaria no seguro do seu carro, basta acessar aqui e inserir os seus dados. Rápido, fácil e o melhor de tudo: grátis!