< Volver a Carros

Afinal: quanto custa manter um carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Manter um carro custa tanto que algumas pessoas o comparam a um filho. Exageros à parte, mesmo o mais humilde carro popular vai lhe trazer gastos regulares, que podem se tornar ainda maiores com o uso constante sob condições difíceis, como ruas esburacadas ou locais propensos a enchentes.

Se o carro for zero quilômetro, esteja preparado para pagar, além do valor total do veículo, o emplacamento, taxas do Detran, seguro do automóvel e para realizar manutenções periódicas (por exemplo, a cada seis meses ou 10 mil km rodados) para manter seu direito à garantia.

Todos os anos, é preciso pagar o DPVAT (seguro obrigatório) e o IPVA. Além disso, há gastos constantes com o combustível, limpeza e reparos. No caso de um acidente, se a cobertura do seu seguro de carro não cobrir todo o prejuízo, você também terá custos.

Mesmo parado ou com pouco uso, um carro “custa” dinheiro. A cada ano, estima-se que o carro perca 9% do seu valor.

Na hora de economizar, vale a pena poupar combustível. Isso pode ser feito evitando horários de pico, para não ficar preso em engarrafamentos, combinar parcerias com amigos, colegas de trabalho e parentes, economizando por mais de caronas, utilizando o transporte público para trajetos curtos e mantendo o carro em boas condições para não gastar mais combustível que o normal.

Mesmo economizando como puder, não há como negar que os proprietários de veículo devem separar boa parte do orçamento para cuidar do carro. Diante disso, fica a dúvida: vale a pena ter um carro?

A resposta depende do seu estilo de vida e das condições de transporte público da sua cidade. Muitas pessoas vivem bem deslocando-se a pé, de bicicleta, ônibus, metrô e taxi. O sistema público de transporte em algumas cidades brasileiras é bem completo, e é possível ter uma vida confortável sem carro.

Entretanto, para outras pessoas, um automóvel é artigo de primeira necessidade. Se você depende do auto para ter uma boa qualidade de vida, o melhor é fazer um bom planejamento para enfrentar os custos. Comece pesquisando bons preços de seguro do auto no site Compara – a cotação é gratuita.