< Volver a Carros

7 cuidados ao comprar um blindado usado

Escrito por Pedro Da Silva

A alta da criminalidade e sensação de insegurança fazem cada vez mais pessoas optarem por carros blindados. Com sua popularização, a opção acabou por ficar mais econômica do que antes, mas mesmo assim muitas pessoas preferem carros blindados usados para economizar ainda mais.

Mas comprar um carro usado demanda alguns cuidados extras para que tudo seja feito com o máximo de segurança. Por exemplo, você sabe como funciona o seguro de carro para carros blindados usados e sua variação de preço?

Ao optar pela compra de um carro blindado usado, o mais importante a se verificar é a documentação. A empresa que fez a blindagem deve ter registro no Exército e laudo técnico dos materiais utilizados fornecidos pelas forças armadas.

O Exército também deve emitir um documento com autorização para o carro blindado circular. Essa autorização é dada mediante taxa que varia de acordo com o perfil do motorista, com média entre R$ 250 e R$ 500. Em geral, a taxa é maior para pessoa jurídica.

seguro do auto fica mais caro em casos de veículos blindados, sejam eles novos ou usados. À parte do valor, o seu funcionamento é o mesmo. O valor anual do seguro costuma ser entre 40% a 50% mais caro do que o tradicional. Fatores como veículo, necessidades e sexo do motorista também influenciam (motoristas mulheres costumam pagar mais).

Confira abaixo alguns cuidados que todos devem ter ao comprar um blindado usado: 

1. A escolha da blindadora é importante e a mesma deve ter o certificado emitido pelo Exército.

2. Conhecer bem a procedência do carro também é recomendado, principalmente para se certificar de como o serviço foi feito.

3. É recomendado visitar a blindadora original para se certificar de sua qualidade de serviço.

4. Prefira modelos de carros com até três anos de uso.

5. Antes de começar a dirigir, contrate uma vistoria técnica para se proteger de consertos malfeitos.

6. Cheque borrachas, vidros elétricos em bom funcionamento e alinhados, suspensão e frisos. Cada um desses detalhes podem afirmar se a blindagem está em bom estado.

7. Observe se o vidro está descascado ou com bolha. O blindado usado deve ter vidros em ótimo estado.

Tomando os cuidados necessários, a compra de um blindado usado se mostra uma ótima opção de dirigir com mais segurança nas grandes cidades. Aliado a um bom seguro do automóvel, garante que todo motorista desfrute de conforto e estabilidade no dia a dia.