< Volver a Carros

Vale a pena instalar ar-condicionado automotivo?

Escrito por Pedro Da Silva

Quem tem carro sem ar-condicionado sabe a falta que faz. O item se tornou essencial para o bem-estar do motorista e demais passageiros, e não um opcional, como era antigamente. Se seu carro veio sem ar-condicionado, você provavelmente já pensou se vale a pena instalar o equipamento.
Afinal, dirigir com os vidros abertos nas grandes cidades brasileiras tornou-se quase impossível.

Entre os principais motivos, destacam-se o conforto e segurança que o “ar” proporciona. Em primeiro lugar, a temperatura média nas grandes capitais aumentou nos últimos anos, o que torna o veículo, literalmente, um forno. Além disso, por causa do risco concreto de assaltos, os vidros fechados transmitem certa sensação de proteção.

O problema é que a instalação, mesmo em oficinas de qualidade indicadas pela empresa de seguro do auto ou nas próprias revendedoras do veículo, altera a estrutura do automóvel, aumenta seu peso deixando-a propensa a apresentar falhas e comprometer o desempenho do carro como um todo.

Especialistas afirmam ainda que um carro que sai de fábrica sem ar-condicionado ou outros acessórios, como direção hidráulica, não tem espaço suficiente para a instalação, e termina sendo desvalorizado caso o proprietário escolha instalá-los posteriormente. Ou seja, você vai gastar mais para fazer a instalação, e ainda perderá dinheiro na hora da venda.

O ideal, portanto, é poupar um pouco mais para comprar seu carro já com os opcionais de fábrica, como ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica etc. Os “opcionais” podem aumentar o valor do veículo, mas valem pelo custo-benefício. Assim como no caso do seguro de carro, tomar uma decisão como esta se baseando apenas no menor preço não compensa.

Antes de instalar, saiba também que alguns itens não estão preparados para o esforço extra. O radiador, por exemplo, tem uma capacidade muito menor de refrigeração. Os novos tubos e condutos, assim como o compressor, terão de ser fixados em partes sem a devida preparação.

Alguns elementos de vedação devem ser removidos ou perfurados para dar passagem à instalação.
Mas digamos que você já tenha adquirido um carro sem ar-condicionado e a única opção é instalá-lo à parte. O conselho de especialistas é procurar uma oficina autorizada pela montadora e torcer para que o serviço possa ser feito com muita qualidade, sem impactar muito o desempenho do carro e sem precisar de reparos.

Para continuar cuidando bem do seu veículo, não esqueça de ter o seguro do automóvel mais adequado às suas necessidades. Confira se seu seguro atual precisa de uma atualização conhecendo as melhores ofertas do mercado com Compara. A pesquisa é gratuita e leva apenas alguns minutos, confira! 😀