< Volver a Carros

As 10 distrações mais frequentes ao dirigir

Escrito por Pedro Da Silva

A cada ano são divulgados estudos que confirmam (uma vez mais!) os dados que vários motoristas já sabem: distrações no volante provocam acidentes. Segundo um estudo do Laboratório de Psicofísica e Percepção da Universidade de São Paulo, 98% dos acidentes causados no Brasil são provocados por fatores humanos e deles 72% são motivados por falta de atenção.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, ficar distraído no volante já é o quarto motivo de acidentes no país, depois apenas da falta de atenção, dirigir rápido demais e pouca observação. É por esse motivo, que cada vez mais são realizadas campanhas para dar um puxão de orelha no motorista. Mas como evitar a perda de atenção no volante?

Em primeiro lugar, para evitá-la é preciso saber como ela ocorre! Para isso foram definidas três formas de distrações: cognitiva, manual e visual.

Distração cognitiva

A distração cognitiva é aquela na qual o motorista não tira os olhos da estrada e muito menos as mãos do volante, mas tem a sua atenção reduzida por estímulos externos, sejam sonoros ou emocionais.

principais distrações cognitivas

3 principais distrações cognitivas:

1. Ter uma DR épica com a namorada/o enquanto dirige. Você estará olhando para frente e com as duas mãos no volante, mas a sua atenção estará toda na discussão.

2. Escutar a sua música preferida no volume máximo ou acompanhar o jogo de futebol pelo rádio. Nesses dois casos o nível de adrenalina no seu corpo estará alterado e a sua atenção estará no estímulo sonoro que recebe o seu cérebro.

3. Ouvir o aviso de uma nova mensagem no Whatsapp ou Facebook no celular e ficar ansioso em vê-la.

Distrações manuais e visuais

Já as distrações manuais e visuais estão relacionadas a todas as atividades nas quais os motoristas sim desviam os olhos e as mãos do volante. Nesse quesito os smartphones são considerados os REIS das distrações, mas cuidado porque o celular não é o único vilão dessa história.

7 principais distrações manuais e visuais:

1. Buscar objetos no porta-luvas. Óculos de sol, carregador do celular, CD ou DVD, documento do carro, etc.

2. Aproveitar o tempo no trânsito para se maquiar ou ajustar o nó da gravata no retrovisor. A atenção estará apenas no espelho!

3. Fumar enquanto dirige.

4. Cuidar dos filhos no banco de trás pelo espelho retrovisor. Outra vez a atenção estará apenas no espelho!

5. Falar ao celular enquanto dirige. Esse simples ato pode aumentar de duas a até cinco vezes o risco de acidentes no trânsito. Aqui o motorista não apenas perde a concentração (distração cognitiva) como ocupa também uma das mãos para segurar o aparelho.

6. Revisar o GPS ou procurar um endereço enquanto dirige. (Quem nunca?) Por alguns segundos os seus olhos não estarão preocupados com a rota e isso pode provocar acidentes.

7. Trocar a estação de rádio ou a música que está escutando.

principais distrações manuais e visuais

Agora que você já conhece as 10 distrações mais frequentes ao dirigir, pode redobrar a atenção. Volante é lugar para duas mãos e o condutor deve estar atento, olhando para frente, concentrado na direção. Sempre!

Mas mesmo tomando todos esses cuidados, ninguém está livre de sofrer um acidente. Por isso é fundamental contar com um bom seguro de carro. Se você ainda não tem o seu, acesse o nosso comparador de preços e confira as principais ofertas das 15 seguradoras do mercado.