< Volver a Carros

Você já pensou em envelopar o seu carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Você já deve ter visto alguns automóveis com cara de “carro do Batman”, com o revestimento fosco, como se tivesse a aparência de vidro jateado. Quem está sempre atento às tendências do mundo automotivo já deve saber do que se trata, caso contrário, confira nosso artigo e saiba mais sobre esse acabamento.

Se o seguro do auto é um item indispensável para quem adora carro, essa técnica pode ser vista como uma forma de proteger a pintura do automóvel, além do upgrade estético que pode proporcionar.  Trata-se de um procedimento conhecido como “envelopamento”, que se tornou bastante procurado no Brasil. Outro ponto a favor é que, frente a outros meios de proteger a pintura, este é relativamente econômico.

Técnica e materiais

Há diversas cores e texturas disponíveis, apesar do preto-fosco ser mais comum, e o motorista também pode escolher cobrir a lataria de uma cor e as partes plásticas de outra, ou cobrir apenas algumas partes, como o capô ou o teto. A técnica é bastante customizável e atende à praticamente todos os gostos.

O processo é muito simples, e bem parecido com a maneira como “encapamos” livros e cadernos escolares usando Papel Contact: é usada uma folha adesiva especial para carros, aplicada sobre partes ou sobre o veículo inteiro, usando-se uma espátula especial para eliminar bolhas. O acabamento é feito com um estilete e ar quente.

Apesar de ser um processo simples, é trabalhoso, e por isso deve ser realizado por profissionais capacitados. O adesivo não pode ser qualquer um: um material não recomendado pode prejudicar a pintura do carro, encolher com o calor, rasgar-se ou ser difícil de remover. O seguro do carro não cobre a aplicação e manutenção do revestimento, mas o valor de revenda aumenta já que a pintura permanece nova por mais tempo.

No envelopamento de qualidade, é geralmente usado um adesivo de pvc vinil, que tem uma cobertura protetora contra os raios ultravioleta. O envelopamento dura sete anos, e o adesivo pode ser facilmente removido, mas é melhor que a remoção seja feita por profissionais especializados na técnica.

Preciso avisar o Detran?

No que se refere à legislação de trânsito, se a cor do carro for bastante alterada com o envelopamento, é preciso contatar o Detran para informar a mudança. Se o carro rodar com a cor muito diferente do que consta no documento do veículo, o motorista pode perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e pagar multa.

Continue cuidando bem do seu carro com um seguro de carro com ampla cobertura, que você encontra no Compara. Faça hoje mesmo uma cotação gratuita e encontre o seguro  perfeito para você.