< Volver a Carros

Tire suas dúvidas sobre a direção eletrohidráulica

Escrito por Pedro Da Silva

seguro do auto é um item que deve fazer parte da lista de prioridades de todo motorista, mas alguns itens considerados “de luxo”, como a direção hidráulica ou eletrohidráulica, também podem ser considerados itens essenciais, por diminuírem o risco de acidentes e aumentarem o conforto de quem dirige.

Atualmente, você pode adquirir automóveis com a direção manual comum (tradicional e mais barata, mas também conhecida por ser “pesada”), elétrica, hidráulica ou eletrohidráulica, misto das direções elétrica e hidráulica.

A direção eletrohidráulica é a mais moderna, economiza combustível e torna as manobras mais confortáveis, sendo uma inovação tecnológica que tem ganho espaço na indústria automobilística há cerca de cinco anos. Através de um motor elétrico independente, e não pelo motor do carro, como acontece na direção hidráulica convencional, óleo é bombeado para dentro da caixa de direção, tornando-a mais leve e facilitando muito as manobras.

A maior vantagem é que, como o óleo é bombeado por um motor independente, não há perda de potência, e o carro não “perde força”. A desvantagem é que, no caso de uma pane elétrica, o carro volta a funcionar com uma direção comum, pesada, mas o motorista continua capaz de dirigir normalmente. O mesmo problema pode ocorrer em carros com direção elétrica, muito confundida com a eletrohidráulica, mas tratam-se de sistemas diferentes.

A diferença da direção eletrohidráulica e da hidráulica para a elétrica é que, nesta última, não há necessidade de óleo. Nesse caso, um motor elétrico junto à caixa de direção a torna mais leve, sem a necessidade do sistema de mangueiras necessário à passagem do óleo. Caso ocorra uma pane elétrica, o carro volta a ficar pesado, mas pode ser dirigido e manobrado.

Há pouco tempo, considerava-se esse tipo de direção como sendo um artigo supérfluo, mas a direção mais leve pode fazer o motorista poupar cerca de 80% de esforço físico ao manobrar, o que melhora a saúde e diminui o estresse. Também permite um melhor controle do carro no caso de incidentes graves, como o estouro de um dos pneus, durante o desvio de obstáculos e passagens por grandes desníveis na pista.
Continue a aumentar sua segurança com um bom seguro de carro. Pesquise suas opções com Compara e obtenha o seguro que melhor atende ao seu perfil.