< Volver a Carros

Conheça seus direitos ao comprar um carro zero

Escrito por Pedro Da Silva

Quem dera os carros novos não apresentassem defeitos! Mas uma falha em seu veículo zerinho não é impossível. Seja por conta de erros na montagem ou problemas no transporte, o veículo novo também pode apresentar vícios. Saiba quais são seus direitos neste caso.

Mesmo que você tenha tomado a precaução de fazer um seguro do automóvel, antes de sair da concessionária, os defeitos de fabricação devem ser cobertos pela garantia. Caso existam vícios que surjam apenas com o uso do veículo, o consumidor tem seus direitos previstos em lei.

A importância da checagem

Segundo o Procon, embora seja grande a ansiedade de sair com o carro zero da concessionária, vale a pena fazer uma checagem geral na retirada. Isto dificulta que a concessionária argumente que o problema aconteceu devido ao uso incorreto do carro. No caso do seguro automotivo, os defeitos aparentes serão verificados e anotados durante a vistoria e este tipo de dano não estará coberto.

Muitos carros são danificados no transporte até a concessionária, ou mesmo dentro do estabelecimento. Confira o estado da pintura e veja se há indícios de que a lataria foi consertada. Verifique porta-malas, compartimento do motor, teto, assoalho e portas. Ligue o carro e verifique o funcionamento de faróis, lanternas, ar-condicionado, computador de bordo, etc.

Faça uma lista dos problemas que encontrar, deixe o carro na concessionária para reparos e peça uma copia da ordem de serviço.

Carro zero com defeito: quais são seus direitos

Conforme o Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, caso o veículo apresente defeitos, a concessionária e o fabricante têm 30 dias para oferecer uma solução. Estes são direitos comuns aplicados aos bens duráveis.

Se houver conserto ou troca de peças, nada poderá ser cobrado e o cliente pode pedir um abatimento no preço final do veículo. Decorridos 30 dias, e se não houver solução, o consumidor tem direito a outro veículo ou o dinheiro de volta.

Feita a checagem e tudo pronto, está na hora de retirar o tão sonhado carro zero da concessionária. Lembre-se de investir na sua tranquilidade e procure contratar o seguro do auto antes de pegar o trânsito. Proteger este patrimônio tão importante é fundamental. 😉