< Volver a Carros

Qual a diferença entre segurança ativa e segurança passiva?

Escrito por Pedro Da Silva

Os conceitos de segurança ativa e passiva são simples de serem compreendidos, mas pouco divulgados, apesar de sua importância.

A segurança passiva é proporcionada por equipamentos no veículo, desenvolvidos para evitar acidentes, como a buzina, faróis, pisca-alertas, retrovisores, freios ABS, sistema de tração e até o sistema de suspensão, que atua para estabilizar o veículo, evitando riscos.

Já a segurança ativa se refere aos equipamentos que minimizam os danos no caso de uma colisão. Nesta categoria estão os airbags e cintos de segurança, que absorvem impactos, carroceria com deformação programada e barras de proteção lateral nas portas. Esses itens atuam em conjunto e lhe garantem uma direção tranquila, ainda mais se for coberta por um seguro de carro.

A indústria automobilística está se esforçando para melhorar a tecnologia nessa área. Por exemplo:

1- Piloto automático autônomo: assim como nos filmes futuristas e de ficção científica, esse piloto automático freia, acelera e dirige o carro através de um sistema que combina radares e câmeras. Você não vai ter que se preocupar nem com as curvas quando esse sistema estiver disponível.

2- Airbags para pedestres: a fim de evitar atropelamentos, esse item de segurança passiva é inflado caso haja uma colisão, amortecendo o impacto do pedestre sobre o para-brisa do carro. Um dispositivo semelhante também está sendo desenvolvido para animais, mas em vez de liberar um airbag, o sistema diminuiria a velocidade do veículo, minimizando ou evitando o impacto.

3- Sensor para evitar que o motorista durma ao volante: analisando o padrão da direção, esse dispositivo tenta acordar o motorista com sinais sonoros, vibração ou freando o carro caso não haja resposta. Perfeito para quem passa longas horas dirigindo, esse item pode lhe fazer economizar bastante no seguro de veículo.

4- Dispositivo para evitar que o carro se aproxime das faixas laterais da estrada: um sistema de câmeras identifica as linhas laterais da pista e avisa se o carro estiver perigosamente se deslocando em direção a elas.

Na hora de comprar um carro, não deixe de perguntar ao vendedor sobre os itens de segurança ativa e passiva do veículo. Pesquise também seu seguro do auto no site Compara, obtendo cotações gratuitas dos melhores tipos de seguro do automóvel.