< Volver a Carros

A importância da inspeção veicular

Escrito por Pedro Da Silva

A inspeção veicular é um procedimento comum e solicitado pela empresa do seguro do auto para se certificar de que o automóvel a ser segurado está em ordem. Há seguradoras que oferecem o serviço de forma gratuita para verificar diversos itens, em especial alinhamento, direção, suspensão e freios. A sua se enquadra nesta categoria?

Durante a inspeção, são checados diversos pontos e fatores para certificar-se de que o automóvel poderá ser utilizado em segurança e assim minimizar as chances de ter que acionar o seguro de carro. Além do claro benefício de diminuir os acidentes no trânsito, a inspeção do veículo reduz a emissão de gases e ruídos nocivos. Ela também diminui o consumo de combustível do automóvel, pois motores desregulados tendem a consumir mais.

O ato de realizar esse procedimento tem como resultado direto a diminuição do índice de mortalidade no trânsito. A Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa e a conclusão foi que após a inspeção veicular ser adotada na capital paulista, a cada 480 pessoas que passam pelo procedimento, uma deixa de morrer por doenças causadas e agravadas pela poluição, como pneumonia.

Inspeção veicular como prevenção

Segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgados em 2004, a inadimplência chegava a 30% dos veículos nacionais. E, para ele, essa inadimplência causava impunidade que só poderia ser melhorada com a obrigatoriedade da inspeção veicular, como acontece hoje em dia.
Sendo assim, estabeleceu-se que todos os Estados e municípios com frota veicular maior que 3 milhões também deveriam ter Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPV).
Como medida preventiva, a inspeção deve ser feita uma vez por ano, no máximo. O programa é definido de forma independente por cada município, bem como o valor praticado. Se o veículo for reprovado na inspeção, ele deve ser submetido a todos os ajustes necessários e só então passar por mais uma análise para ser dirigido com segurança.

A inspeção preventiva é a mais recomendada, pois é mais econômica do que a corretiva. Manter um motor bem regulado é mais barato do que resolver problemas nesse e outros itens do automóvel. Na inspeção veicular como prevenção são verificados freios, emissões, amortecedores e divergência e convergência do eixo direcional.

seguro de veículo é importante por oferecer serviços como pré-inspeção veicular com análise de poluentes ou avaliação mecânica preventiva na maioria dos seus planos, evitando que os gastos sejam maiores. Não esqueça que possuir um veículo acarreta certos procedimentos responsáveis, o motorista deve necessariamente preocupar-se com o bem estar de terceiros – inclusive do meio ambiente -, da mesma forma que se preocupa consigo e com sua família.