< Volver a Carros

Como evitar as derrapagens?

Escrito por Pedro Da Silva

A derrapagem pode acontecer em qualquer terreno, mas principalmente quando enfrentamos uma pista molhada. Segundo estatísticas das companhias de seguro de veículo, a derrapagem é uma das principais causadoras de acidentes com colisões, principalmente nas rodovias. O fenômeno acontece quando os pneus perdem a aderência com o solo e deslizam, ao invés de rolarem normalmente.

Alta velocidade, freadas bruscas e pneus em más condições são causadores de derrapagens que, dependendo da gravidade, podem provocar acidentes com perda total e até danos a terceiros.

Como agir na derrapagem?

1- Se sentir que o carro está derrapando, não acione os freios, pois esta medida faz com que as rodas travem e o veículo derrape ainda mais, perdendo o controle. Reduza a velocidade e mantenha o carro em linha reta.

2- Se notar que um dos lados do carro está inclinado, significa que o pneu está furado. Neste caso, sinalize e vá para o acostamento, acionando o seguro do auto se a situação exigir.

3- Na derrapagem de pneus dianteiros, nas curvas em alta velocidade, não endireite o volante de forma brusca e nem acione os pedais. Quando o carro retomar a orientação que deseja, acelere devagar e alinhe as rodas.

4- A derrapagem de rodas traseiras acontece quando se muda a direção com muita velocidade, o que faz com que o carro rode na pista. Tire o pé do acelerador, não acione o freio e gire o volante na direção em que o carro estiver derrapando. Quando alinhar as rodas, acelere devagar.

5- Na derrapagem das quatro rodas, as rodas travam e o carro desliza sem perder velocidade. Neste caso, acione a embreagem e retire o pé do freio, até que seja possível recuperar o domínio da direção. Se não for possível evitar uma colisão e o choque ocorra, acione o seguro do automóvel o quanto antes para obter apoio.

Controle de tração

Em síntese, este dispositivo eletrônico atua sobre os sistemas de freios e tração, impedindo que as rodas percam o contato com o solo. Os sensores identificam quando a roda tende a girar em falso e assim, o sistema envia um comando que diminui o fluxo de combustível para o motor do carro, diminuindo a velocidade em fração de segundos.

Ao dirigir com prudência e dentro dos limites estabelecidos pelo Código de Trânsito, o risco de sofrer derrapagens diminui consideravelmente. O mais importante, nestes casos, é manter a calma e agir racionalmente. Com algumas das ações indicadas você poderá recuperar o controle do veículo, recuperar-se do susto e seguir seu caminho tranquilamente. Muito cuidado e boa viagem! 😉