< Volver a Carros

Como funciona o sistema de franquias?

Escrito por Pedro Da Silva

O sistema de franquias do seguro de carro define como será a participação do segurado no caso de sinistro. A franquia escolhida na assinatura do contrato de seguro define o valor que o segurado deverá arcar em caso de acidente, avaria grave ou roubo do veículo. Trata-se de um sistema de coparticipação obrigatória e que influencia no valor da apólice do seguro do auto. Quanto menor o valor da franquia, maior será o custo do seguro.

O valor da franquia pode ser estipulado em percentuais (como 10% dos danos indenizáveis) ou com percentual e um valor mínimo (5% do valor dos prejuízos, com mínimo de R$ 400, por exemplo).

O sistema de franquias oferece três tipos de opções: franquia simples, reduzida ou dedutível. Entenda como funciona cada uma delas:

1- Franquia simples ou normal

Neste sistema, quando os prejuízos forem menores do que o valor estabelecido em contrato, a seguradora está desobrigada de indenizar o cliente. A indenização só ocorre quando o valor do prejuízo for superior ao combinado entre as partes no contrato.

2- Franquia reduzida

Trata-se do sistema mais usual e oferecido pela maioria das seguradoras. A franquia reduzida torna o valor do seguro do automóvel mais caro, porém, em caso de roubo, acidentes ou eventualidades, o valor da franquia paga pelo segurado será menor.

3- Franquia dedutível

Neste tipo de sistema, apenas os prejuízos que excedam a franquia previamente estabelecida é que serão pagos pela seguradora.

Qual tipo de franquia vale mais a pena?

A avaliação da melhor escolha deve levar em conta as necessidades e o orçamento do assegurado. Para baratear o valor do seguro, basta aumentar o valor da franquia. Porém, acionar o seguro do carro para os casos onde o prejuízo não custa caro deixa de ser vantajoso.

Em contrapartida, para cobrir os gastos com pequenos incidentes, a franquia reduzida torna-se a melhor opção, apesar de aumentar o valor do prêmio. Assim, os custos com prejuízos menores correrão por conta da seguradora.

Dependendo do caso, a diferença nos custos entre as franquias simples e reduzida é baixa. Sendo assim, a reduzida vale mais a pena. Analise seu perfil: você costuma acionar o seguro por questões menores ou possui um histórico de incidentes mais graves? Dependendo da resposta, escolha a menor opção; um comportamento nem sempre se repete, mas serve como indicador para decidir entre as modalidades indicadas. 😉