< Volver a Carros

5 dicas para proteger a pintura do carro

Escrito por Pedro Da Silva

A pintura é parte fundamental da boa aparência do seu carro, e para mantê-la, são precisos cuidados constantes. Cuidando bem da pintura, você garante um bom preço de revenda e quem sabe até um desconto no seguro do automóvel.

Confira cinco dicas eficazes e simples:

1. Use apenas produtos específicos para automóveis durante a lavagem. Querosene, detergente de pratos ou sabão em pó para roupas, entre outros produtos de limpeza encontrados em casa podem danificar a pintura, talvez de maneira permanente. Também sempre lave o carro à sombra, quando a lataria estiver fria.

2. Nunca ponha pressão nas buchas e flanelas em excesso, pois isso pode arranhar o carro. Lave-o sempre de cima para baixo, de preferência com uma luva de microfibra macia, e seque com tecido de algodão.

3. Sempre finalize a lavagem com uma cera de alta qualidade, que geralmente é feita à base de cera de carnaúba. Algumas ceras são mais apropriadas para uma determinada variação de cor (por exemplo, há ceras específicas para carros de cor escura ou clara), mas outras podem ser aplicadas em qualquer tonalidade. A cera deve ser sempre retirada após o tempo de secagem indicado pelo fabricante. Use movimentos circulares e leve pressão, cobrindo pequenas áreas de cada vez.

4. Atenção onde estaciona: embaixo de árvores há maior risco da lataria ser atingida por dejetos de pássaros, frutas maduras ou folhas que caem da árvore. O material orgânico corrói a pintura e causa grandes estragos. Se você notar o carro sujo com esses resíduos, aplique água para amolecer antes de tentar retirá-los. Elimine a sujeira o quanto antes, para minimizar os danos, e prefira estacionamentos cobertos. Árvores antigas também oferecem risco de queda de galhos, o que pode causar danos graves, e a necessidade de acionar o seguro do auto.

5. Existem procedimentos, como a cristalização e o espelhamento, que oferecem proteção de até seis meses para a pintura do seu carro. Eles não apenas devolvem o brilho e reforçam a cor, como também eliminam arranhões e outros danos já existentes na pintura. Pesquise os serviços em oficinas especializadas.

Com os devidos cuidados, seu automóvel manterá o aspecto de novo por muito mais tempo. E pra garantir a aparência e a proteção geral do veículo, compare também preços de seguro de carro no site Compara.