< Volver a Carros

3 dicas para reduzir (ainda mais) o consumo dos carros econômicos

Escrito por Pedro Da Silva

Comprar um carro econômico ajuda na hora de gastar pouco, mas sem os devidos cuidados, os gastos podem continuar elevados. Por isso, confira  aqui 3 dicas para manter o consumo baixo.

1- Alinhamento e calibragem

Serviços de calibragem e alinhamento da direção costumam fazer parte dos pacotes de seguro de carro. Igualmente outros cuidados básicos podem fazer com que o seguro também seja poupado.

Dirigir um carro sem o pneu corretamente calibrado faz com que o veículo perca a estabilidade, desgaste o pneu e peças de suspensão, além de causar maior gasto de combustível. Carros com 4 libras a menos nos pneus representam consumo até 15% maior, enquanto os desalinhados aumentam o consumo em até 40%.
A baixa pressão também contribui para piorar o alinhamento do automóvel e desgasta a sua banda de rolagem. É importante, porém, nunca calibrar os pneus após dirigir por um longo período de tempo. O ideal é fazê-lo pouco tempo após ter começado a rodar, assim você garante uma medição mais correta e adequada.

2- Peso extra e dirigir com os vidros abertos

Dirigir um carro com vidros abertos pode fazer com que a sua resistência aerodinâmica aumente. E a principal consequência disso é fazer com que o carro gaste mais combustível durante o deslocamento.

Além disso, dirigir com o carro cheio de pessoas ou com o porta-malas lotado de itens pesados também é um comportamento inimigo da economia. Por ficar mais pesado, o carro precisa de mais força para dar impulso, gastando mais energia, o que significa um maior consumo.

3- Tecnologia em constante evolução

Com o avanço constante da tecnologia, as montadoras fazem pesquisas constantes para que os veículos se tornem cada vez mais eficientes e que gastem menos energia. Para isso, é necessário desenvolver novos compostos de borracha para os pneus, sistemas de arrefecimentos, alimentação de combustível, lubrificantes, anéis dos pistões, entre outros. O objetivo atual é que em 2017 o gasto da gasolina médio seja de 17,26 Km/L.

Todos esses cuidados básicos com carros econômicos (que podem ser levados aos outros tipos de automóveis), quando praticados com o apoio de um seguro do automóvel, garantem a segurança e conforto a qualquer hora. O site Compara reúne um extenso banco de dados com empresas de seguro de veículo para auxiliar na pesquisa e tornar a vida de todo motorista muito mais cômoda.