< Volver a Carros

4 dicas para usar a marcha a ré sem medo

Escrito por Pedro Da Silva

A marcha a ré é uma das mais temidas pelos motoristas, principalmente os iniciantes. A ré é complexa porque a visão do motorista fica limitada, e é preciso confiar apenas na visão oferecida pelos retrovisores e no “feeling”, ou seja o sentimento de que o carro está muito perto de um obstáculo, coisa que só se adquire com o tempo, experiência e prática.

Como acidentes podem acontecer durante a marcha a ré, obrigando o motorista a acionar seu seguro de carro nos momentos mais inconvenientes, reunimos 4 dicas para evitar problemas quando você tiver que manobrar o seu carro:

1- Antes de tudo, mantenha seus retrovisores em excelentes condições de uso, sem arranhões nem sujeira. Antes de dar ré, alinhe-os, pois às vezes eles podem estar mais voltados para cima, para baixo, ou para um dos lados.

2- Uma regra essencial é sempre dar a ré a baixíssima velocidade, sempre com o pé sobre o pedal do freio, utilizando-o ao mesmo tempo em que acelera com suavidade. Em locais de tráfego intenso de veículos e pessoas, a atenção deve ser redobrada e a velocidade, ainda menor.

3- Antes de sair do estacionamento, verifique do lado de fora do carro a presença de pilastras, cones, gelos baianos, pinos e outros obstáculos, como carros ao lado, na frente ou atrás do veículo. Ter uma visão geral do lado externo do carro lhe ajudará no momento de manobrar o carro.

4- Se você se sentir inseguro, não hesite em pedir ajuda. Mais vale contar com a segurança de ter alguém lhe ajudando a manobrar do lado de fora do carro do que ter que gastar com a franquia do seguro do automóvel, e ter a dor de cabeça de bater, ainda que de maneira leve, durante uma marcha a ré.

Existem também alguns dispositivos no mercado para ajudar o motorista mais precavido. O mais comum é um sensor de ré, que avisa com um bip quando o carro está muito próximo de um obstáculo. Existe também um equipamento que filma a visão traseira do carro no momento em que você engata a ré, e uma tecnologia chamada “Park Assist”, em que o carro faz balizas praticamente sozinho, como num filme de ficção científica.

Mas, mesmo sendo precavido, não deixe de investir em sua segurança com um bom seguro do auto. Faça sua cotação com Compara e receba uma lista com as melhores oportunidade do mercado.