< Volver a Carros

10 dicas para viajar seguro com as crianças no banco de trás

Escrito por Pedro Da Silva

Se você é pai ou mãe, sabe que viajar com crianças dentro do carro requer muita atenção. Além de checar se o seguro do automóvel está em dia, é preciso verificar se todos os dispositivos de segurança – tanto do adulto como da criança – estão bem instalados. Adicionalmente, o condutor deve redobrar a atenção quanto às ações no trânsito.

Transporte os pequenos com segurança

Antes de pegar a estrada com as crianças, siga as recomendações abaixo e garanta uma viagem tranquila:

1. Entre em contato com a empresa de seguro do auto e confirme a validade da apólice.

2. Confira o modelo da cadeirinha de segurança ou do bebê conforto, além da acomodação da criança. O dispositivo deve ser o ideal para o tamanho e o peso dos pequenos. Verifique as travas e cintos: ambos devem estar presos de forma segura.

3. Mantenha as travas das portas traseiras sempre ativadas. Tal ação evita que as crianças, principalmente as maiores, abram as portas acidentalmente pela parte interna, ainda com o automóvel em movimento.

4. Ative os sistemas de trava dos vidros traseiros. Caso não existam, informe aos seus filhos sobre o perigo de abrir totalmente as janelas com o carro em movimento, bem como colocar os braços e o rosto para fora do veículo.

5. Assim como as crianças, o condutor também deve estar com os dispositivos de segurança bem travados. Por isso, nunca deixe de utilizar o cinto de segurança! Além de se proteger em casos de acidente, este é um excelente exemplo para as crianças.

6. Nunca realize ultrapassagens perigosas, não estacione sobre a faixa de pedestres, respeite o farol vermelho e respeite a velocidade máxima.

técnicas para distrair as crianças durante a viagem

Manter os pequeninos calmos e tranquilos durante o passeio parece uma missão impossível? Saiba que, utilizando algumas artimanhas, é possível tornar a viagem mais divertida e menos estressante. Confira:

7. Uma biscoito ou outro lanche rápido, às vezes, não fazem mal a ninguém. Levar uma porção de guloseimas e distribuir às crianças durante o trajeto é uma boa pedida.

8. Papais modernos podem apostar na exibição de vídeos, seja no tablet ou no smartphone. Os pequenos amam tecnologia!

9. Para crianças já alfabetizadas, uma boa coleção de livros infantis pode ser a saída.

10. Instruir que o automóvel não é lugar para brincadeiras é fundamental, o quanto antes aprendam esta lição, será melhor para a boa convivência durante qualquer deslocamento de carro.

Os itens aqui citados, aliados à contratação do seguro de carro, proporcionam uma viagem segura, tranquila e, de fato, divertida. Você tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente! 😉