< Volver a Carros

7 dicas de como tunar o seu carro sem fugir da lei

Escrito por Pedro Da Silva

É possível fazer mudanças e a customização do veículo, desde que as mesmas estejam dentro da lei e sigam a Resolução Contran nº 292. A multa por tunar um carro fora da lei é de R$127,54, além de adicionar cinco pontos na carteira de habilitação.

A popularização do ato de modificar os automóveis começou com a franquia “Velozes e Furiosos”, mas ainda há muita dúvida sobre o que pode ser feito e até que ponto cada parte do carro pode ser “tunada”.

Outra dúvida recorrente é sobre o seguro automotivo para esse tipo de veículo. É possível contratar seguro de carro para modelos tunados; entretanto, a maioria das seguradoras não cobrem os acessórios “extras” que foram adicionados. Conheça o que é permitido dentro da lei para tunar veículos.

1- Motor

O motor é geralmente a primeira parte que é modificada em um carro, já que o desejo dessa parte mais potente é constante. Entretanto, está previsto em lei que a potência do motor pode ser aumentada em 10%, no máximo.

2- Rodas e pneus

Outras peças que sofrem constantes mudanças. Porém, não é permitido alterar o seu diâmetro, seja aumentando ou diminuindo, além de exceder os limites externos dos para-lamas.

3- Suspensão e freios

Não é permitido usar suspensões com regulagem de altura e, além disso, também não é possível alterar os freios originais do veículo.

4- Visual

Muita coisa é permitida quando o assunto é o visual do carro. É permitido adicionar um spoiler ou um bodykit. A única indicação é que o acessório não atrapalhe a visão periférica de quem dirige, além de respeitar as medidas do carro.

5- Altura

Uma das características modificadas com mais frequência é a altura do carro. A maioria das pessoas gosta de rebaixar o veículo e isso está permitido na lei. Entretanto, o Inmetro deve avaliar cada caso para dar a palavra final se a altura deseja pode ou não ser modificada.

6- Cor

A pintura pode ser feita, mas são necessários alguns cuidados específicos. Se a cobertura (ou o adesivamento) cobrir mais da metade do automóvel, será necessário alterar a sua documentação, já que é considerado como uma alteração.

7- Faróis e chassi

Mudanças nesse componente são permitidas apenas quando ele vem de fábrica ou para quem o instalou dentro da lei antes de ser proibido. Portanto, nada de adicionar xenon. Já o chassi ou monoblocos são podem ser substituídos.

Mesmo sem a cobertura dos itens extras posteriormente adicionados, vale a pena adquirir um seguro do automóvel. Veículos com motores mais potentes, por exemplo, não são passíveis de problemas técnicos, assim como os carros não são excluídos de possibilidades de acidentes. Por isso, adquirir um seguro do auto consegue reunir toda a comodidade e satisfação de ter um carro da maneira que se quer e andar com segurança.