< Volver a Carros

6 cuidados necessários para enfrentar alagamentos

Se você é vítima de uma enchete enquanto está no trânsito, coloque o carro na primeira marcha e não deixe de acelerar

Escrito por Pedro Da Silva

Os alagamentos são um pesadelo para qualquer motorista. Os prejuízos causados pela enchente podem ser cobertos por um bom seguro de carro, mas, para evitar danos maiores e risco para você e sua família, confira nossas dicas do que fazer para enfrentar alagamentos da melhor maneira possível:

1. Evite sair de carro durante uma enchente. Se você ainda estiver em casa, prefira usar o transporte público. As rodas dos ônibus são bem maiores que as de um veículo normal, e o metrô ou trem também oferecem mais segurança.

2. Caso você já esteja dirigindo quando o nível da água começar a subir, observe o carro ao lado para saber se há riscos. Caso o nível da água ultrapasse a metade da altura do pneu, estacione o carro, feche-o completamente e abandone o local.

3. Ao atravessar grandes massas de água, coloque o carro na primeira marcha e não deixe de acelerar. Especialistas concordam que a velocidade do motor deve ser mantida por volta de 2,5 mil rpm. Se o motor parar subitamente, não tente ligar o carro de novo. O melhor é transportá-lo até uma oficina, para evitar um calço hidráulico.

4. Desligue o ar condicionado e outros dispositivos, para evitar a entrada de água na tomada de ar do motor.

5. Se você mora em uma área propensa a alagamentos, como em cidades localizadas abaixo ou no mesmo nível do mar, não rebaixe o veículo, pois veículos rebaixados são mais vulneráveis a danos causados pela chuva. Também é essencial incluir a cobertura no caso de enchente na apólice do seguro do automóvel.

6. Se seu carro passou por uma enchente, leve-o, o quanto antes, a uma oficina mecânica para conferir e reparar os danos. Se a água entrou no carro, também os bancos e sistema de ventilação podem ser afetados, desenvolvendo mofo e outros microrganismos perigosos.

Uma das melhores proteções para o caso das enchentes, comuns no verão em várias cidades do sudeste, e no inverno em quase todo o Brasil, é um bom seguro do auto. Com Compara, você pode fazer simulações online gratuitas para saber quais as melhores ofertas de seguro de veículo para seu perfil.