< Volver a Carros

Dicas de combustível para quem tem carro flex

Escrito por Pedro Da Silva

O carro flex já é disponibilizado no mercado nacional há 10 anos, mas ainda há muita desinformação sobre o tema. É muito comum, por exemplo, motoristas misturarem gasolina e álcool, com a ilusão de que o carro irá render mais ou fazer uma média melhor. Também há a apreensão sobre a ideia de utilizar apenas álcool e desgastar o motor.
Todas essas conclusões, entretanto, são equivocadas, de acordo com especialistas. Com toda a tecnologia atual, esse tipo de carro consegue render da mesma forma, seja com álcool ou com gasolina. Esse tipo de sistema foi feito para que seja possível o melhor rendimento, independente do uso de gasolina, álcool ou um percentual de mistura. Um veículo com 45% de gasolina, por exemplo, tem o ajustamento de todos os seus componentes para ser usado perfeitamente com esse percentual, e o mesmo acontece com qualquer proporção. Em casos de situações que fogem do controle, entretanto, o mais recomendado é entrar em contato com o seguro do automóvel.

Além de motivos que a maioria das pessoas imagina como um problema, é muito importante a aquisição de um seguro de veículo para cuidar de problemas reais.

Mas quem tem receio de optar sempre pelo mesmo tipo de combustível, pode se despreocupar. É um mito que o motor vicia em um dos dois tipos e nada tem a ver com o desgaste das peças do motor, como muita gente acredita. Sobre a economia, apenas cálculos podem mostrar qual opção é mais vantajosa, levando em conta o preço do combustível em cada cidade. O álcool queima mais rápido e, por isso, faz menos quilometragem por litro. Para que ele seja uma opção que vale a pena, é recomendado que ele esteja com seu preço até 70% do valor da gasolina.
Esse tipo de tecnologia foi inventada no Brasil e cada vez ganha mais adeptos. O primeiro carro foi lançado em 2003 e foi o modelo Gol 1.6 Total Flex. A partir daí, já foram produzidos aproximadamente 20 milhões de carros com a tecnologia, representando 92% do mercado, com exceção aos veículos movidos a diesel. E para garantir um carro com essa moderna tecnologia e evitar dores de cabeça e preocupação, é recomendada a aquisição do modelo preferido, com adição de um seguro automotivo. Enquanto o carro flex se trata de um modelo tecnológico que vale a pena usar pela descomplicação na hora de escolher o combustível, o seguro de carro cuida de todo o resto, como imprevistos e acidentes, fazendo com que o ato de dirigir se torna algo totalmente cômodo e seguro.