< Volver a Carros

Cuidados com a documentação do carro na hora da venda

Escrito por Pedro Da Silva

Quando se decide vender um automóvel é preciso manter-se atento às questões burocráticas, principalmente quando relacionadas aos processos de seguro automotivo e documentação. Afinal, situações nas quais o ex-dono é surpreendido por gastos e dívidas de autos já vendidos para terceiros são comuns.

Os cuidados com a documentação devem ser tomados antes que a venda do automóvel seja concluída. Saiba como realizar uma venda segura:

Assinatura do CRV: depois das transações bancárias

1- O preenchimento e assinatura do CRV (Certificado de Registro do Veículo) devem ser feitos somente após a conclusão de todas as operações bancárias. Quando vendedor e comprador entrarem em acordo quanto aos pagamentos e recebimentos, o CRV pode ser preenchido.

2- Inclua no documento a data da venda, assine e, sem seguida, reconheça firma em cartório. Diferente dos documentos do veículo, o CRV não deve ser transportado pelo condutor: é preciso mantê-lo guardado em local seguro.

Providencie cópias de todos os documentos

3- Para evitar surpresas desagradáveis, dentre elas multas cujas infrações foram realizadas pelo ex-dono, é recomendado providenciar cópias autenticadas de toda a documentação de venda.

4- Uma dica adicional é informar a venda ao DETRAN. Este procedimento é simples: basta se dirigir à agência do DETRAN e apresentar uma cópia autenticada do comprovante de transferência. Vale salientar que este comunicado deve ser realizado no prazo de 30 dias após a assinatura do documento.

Bloqueio de veículo por alta de transferência

5- Se passados 30 dias da venda do automóvel e o novo dono não providenciar a transferência, o ex-dono tem o direito de solicitar o bloqueio do veículo por falta de transferência. Desta forma, não corre-se o risco de receber multas e cobranças indevidas.

6- Para conferir se a transferência já foi realizada, basta realizar uma consulta nos sites da Secretaria da Fazendo do estado, inserindo o número do RENAVAM do automóvel e o CPF. Para transferências já realizadas, o ex-dono não conseguirá acessar as informações.

Venda do carro e a vigência do seguro do automóvel

7- Para casos em que exista uma apólice de seguro de carro, vale frisar que a mesma não é cancelada automaticamente, quando é realizada a venda do automóvel.

8- Por último, quando finalizada a venda é preciso entrar em contato com a seguradora e solicitar o cancelamento do seguro do auto.

Com Compara você conhece as melhores opções de seguro do mercado. Acesse e confira!