< Volver a Carros

Comprar carros em leilões: vale a pena?

Escrito por Pedro Da Silva

Se antigamente os leilões eram frequentados por empresas, hoje há mais consumidores comuns no local. Estima-se que, atualmente, cerca de 20% dos arremates são finalizados por pessoas físicas e o preço do veículo leiloado seja 30% menor quando comparado ao de tabela.

Mas comprar carros em leilões exige alguns cuidados, como se certificar de seu estado ou adquirir um seguro de veículo para se prevenir de dores de cabeça futuras.

Uma das maiores vantagens de participar de um leilão é a possibilidade de comprar modelos de carros reconhecidamente caros, por ótimos preços. Já houve casos, por exemplo, de compra de Ferrari com o preço R$ 1 milhão mais barato. A desvantagem disso para algumas pessoas é que esses modelos são os chamados “carros de bandido”, o que acaba afastando compradores. Há até casos de carros com marcas de tiro na área exterior.
Mas eles não são a maioria. Grande parte dos carros são leiloados por serem apreendidos por falta de pagamento ou por acidentes. O seguro automotivo leva carros com perda total ao leilão após o proprietário receber o prêmio indicado no contrato. Enquanto alguns modelos não são bom negócio, outros sofreram pequenos acidentes e podem ser vistos como quase novos.
Funcionários de lojas tradicionais alegam que os carros vendidos em leilão são muito maltratados, já que quem está com o financiamento atrasado costuma parar de cuidar do veículo e até retira equipamentos originais. Outro problema comum é a dificuldade de avaliar o estado do carro, com depreciação de até 40%. Além disso, a maioria das empresas de seguro de carro não aceitam cobrir os modelos.
Há ainda lojas que compram carros de leilão e não informam isso ao consumidor final. E a única forma de saber sobre sua procedência é solicitando o laudo de uma empresa especializada, que pode demonstrar em relatório toda a “vida” do carro, como proprietários antigos e acidentes. Após pesar todos os prós e contras e optar por adquirir um carro em leilão, certifique-se de também adquirir o seguro do auto para que os maiores imprevistos possam ser resolvidos com mais tranquilidade.

Compara te ajuda nessa escolha. Acesse e conheça as melhores opções de seguro auto do mercado.