< Volver a Carros

Como comprar o primeiro carro sem comprometer o orçamento?

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar de ser um sonho para grande parte dos brasileiros, a compra de um carro próprio pode trazer muita dor de cabeça. O principal motivo da complicação durante o processo é a falta de planejamento, principalmente quando este é o primeiro automóvel. Se você está pensando em comprar um carro, mas não quer passar apuros, confira três importantes dicas que evitarão comprometer o orçamento.

Análise das despesas

É interessante frisar que quando se compra um automóvel, outras despesas estão relacionadas ao bem. Muitas vezes as pessoas possuem o valor integral do carro, mas se esquecem de gastos como abastecimento mensal, seguro automotivo, manutenção anual e impostos. Antes de finalizar a compra, tenha em mente que conseguirá arcar com todos os custos extras gerados juntamente à aquisição do carro.

Escolha da forma de pagamento

Optar pela forma de pagamento mais vantajosa também é uma importante arma para comprar o primeiro automóvel sem comprometer o orçamento. É interessante ressaltar que quando o carro é financiado em muitas parcelas, seu valor total pode ser até 50% maior, ao fim do pagamento. Segundo economistas, o ideal é dispor de um valor grande para entrada, ou até mesmo comprar o automóvel à vista.

Algumas concessionárias de automóveis já contam com bancos e financeiras parceiras. Apesar de tornar o processo mais prático, nem sempre as condições oferecidas são boas. Neste caso, o consumidor deve optar por pesquisar uma financeira que ofereça planos atrativos, mesmo que tal ação seja um pouco mais trabalhosa.

Análise do nível de desvalorização do modelo

É sabido que, após sair da concessionária, o automóvel já reduz seu valor em cerca de 20%. Tal desvalorização pode ser prejudicial no futuro, caso o proprietário deseje vender o carro para terceiros. Para evitar ou reduzir as chances de perder dinheiro, é recomendado analisar quais marcas e modelos estão mais aquecidas no mercado, e saber quais terão mais chances de permanecer em alta durante os próximos anos.

Uma dica para os condutores de primeira viagem é, logo após de definir como será realizado o processo de compra do bem, investir na contratação de um seguro de carro. Com o seguro do automóvel, tanto o carro como o condutor estarão cobertos, em caso de acidentes e outros imprevistos. Para economizar na compra do seguro do auto, uma boa dica é realizar cotações prévias com Compara. Além de encontrar melhores opções de seguro automotivo, o condutor terá à disposição todas as informações sobre as melhores seguradoras do mercado!