< Volver a Carros

Botão start stop: como funciona?

Escrito por Larissa Ferreira

O botão start stop promete economia de combustível e está cada dia mais popular no brasil.  Mas, há quem diga que a inovação diminui a vida útil da bateria e que pode danificar o motor de arranque. Será que é verdade? A gente te explica tudo neste post. Confira!

O que é o sistema start stop?

botão start stop

O start stop é um sistema que desliga o motor do carro quando você para no trânsito. 

Para que serve essa inovação? O sistema start stop foi criado para diminuir o consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes. E funciona na prática? Existem estudos que comprovam que o start stop pode economizar 10% no consumo médio de combustível e já existem modelos com promessa de até 20% menos. O meio ambiente ganha e o seu bolso também, né?

Como toda novidade é necessário um tempo para se acostumar ao start stop. O liga e desliga do auto pode deixar alguns recém chegados um pouco desconfortáveis. Em um congestionamento de 20 minutos, por exemplo, o veículo pode ser desligado e iniciado mais de 50 vezes. Há inclusive motoristas que se negam a fazer uso da tecnologia.

Gostemos ou não, o botão start stop veio para ficar e é resultado de uma forte pressão que o mercado automobilístico tem sofrido, em todo mundo, para diminuir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência dos seus produtos.

O start stop diminui o tempo de vida da bateria?

A bateria dos carros que possuem o botão start stop foi projetada especialmente para aguentar o ciclo de carga e descarga constante. O sistema é redimensionado a uma bateria com potência e duração muito maior que a convencional. Pra você ter uma ideia uma bateria tradicional aguentaria na sua vida útil 50 0000 partidas, a versão usada para o sistema start stop suporta 500 000 partidas.

Outro ponto importante, quando a bateria estiver com pouca carga o start stop é desligado automaticamente. 

E o motor de arranque? O motor também foi redesenhado e ganhou melhor desempenho para tempo de partidas mais curtos.

E ai? Pronto para testar? Leia também:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/06/carro-hibrido-entenda-o-que-e/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2015/05/carros-mais-economicos-2017/