< Volver a Carros

CNH suspensa: o que fazer?

Escrito por Larissa Ferreira

Conduzir requer direitos e deveres. Quem desrespeita as regras de trânsito pode sofrer consequências como multas, apreensão do carro, perda dos pontos na CNH e ter até mesmo a habilitação suspensa. Neste post vamos explicar o que fazer caso você tenha sua CNH suspensa. Confira!

Com quantos pontos a carteira de motorista é suspensa?

Como a gente já explicou, aqui no blog, as infrações de trânsito são divididas em 4 categorias: leve (3 pontos), média (4 pontos), grave (5 pontos) e gravíssima (7 pontos). As classificações são definidas de acordo com a gravidade no descumprimento do Código Brasileiro de Trânsito.

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2016/02/valores-de-multa-de-transito/

Quem comete uma infração de trânsito é penalizado com multa, pode ter o carro apreendido, em alguns casos e também perde pontos na CNH. Os motoristas que acumulam o limite de 20 pontos ou mais, em até 12 meses, têm a carteira de motorista suspensa. Mas atenção, segundo o artigo 261 do CTB, alguns delitos gravíssimos podem levar a suspensão imediata do documento. É o caso de quem dirige embriagado, ultrapassa o limite de velocidade em mais de 50% da permitida, faz “pega” em via pública ou de quem foge de uma blitz policial. 

Como funciona a suspensão da CNH?

O tempo de suspensão da CNH depende do grau dos delitos cometidos. Quem é pego por beber, por exemplo, tem a carteira de habilitação suspensa e retida no flagrante e fica impedido de dirigir por 12 meses.

Já quem perde 20 pontos na CNH por outras infrações recebe uma notificação de suspensão da CNH por correo. Mas, o motorista pode continuar dirigindo e incluso entrar com um recurso contestando a suspensão. Ele tem até 30 dias para entrar com a defesa, no mesmo posto do Detran, que consta seu cadastro. Após esse prazo, o Detran analisa o processo e caso o motorista seja considerado responsável pelas infrações terá seu documento suspenso e apreendido. O tempo de suspensão da habilitação, neste caso, pode ser de 1 mês a 12 meses, dependendo da gravidade dos delitos cometidos.

E quem dirige com a carteira suspensa? O motorista que for pego dirigindo com a habilitação suspensa terá sua  CNH cassada por 2 anos.

E quem teve a CNH suspensa pela segunda vez? Infratores reincidentes, em até 12 meses após a primeira suspensão, tem penalidades ainda maiores: a habilitação ficará suspensa novamente, mas com um prazo maior, de 6 a 2 anos.

Como recuperar a habilitação suspensa?

Para recuperar a CNH suspensa, além de cumprir o período de afastamento, o motorista deve submeter-se a um curso de reciclagem de 30 horas e fazer uma prova teórica. O curso pode ser feito online ou presencial e tem como base conhecimentos sobre direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito.

 A prova deve ser presencial e após aprovado o motorista receberá um certificado de dever cumprido.

Atento, terminado o prazo de suspensão o certificado deve ser levado no dia agendado para recuperar a CNH.

Leia também:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/03/novos-valores-das-multas-de-transito/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2015/10/recorrer-multa/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/09/renovar-cnh/