< Volver a Viagem

Quais são os custos das principais assistências médicas internacionais

Escrito por Pedro Da Silva

Quando você pensa em viajar o que vem a sua cabeça? Momentos de alegria, tranquilidade, boas lembranças e muitas fotografías, certo? Porém, quem já passou por algum imprevisto pode ter um pensamento diferente. Isso acontece porque quase ninguém está preparado para enfrentar algum problema em uma viagem que te leve a uma assistência medica internacional, por exemplo.

Muitos viajantes acabam esquecendo do seguro viagem na hora de programar as férias e não tem a menor ideia do que pode custar uma assistência médica internacional. Para ajudar a esclarecer melhor o quão perigoso isso pode ser para o seu bolso e para a sua saúde levantamos os custos aproximados de alguns casos de urgências mais comuns em diferentes zonas do mundo.

Segundo estatísticas da seguradora Travel Ace a América Latina é onde viajantes mais utilizam assistência médica internacional, 69% dos recursos do seguro são usados em território latino. Em seguida está Europa com 16% dos chamados de assistência médica internacional e Estado Unidos empatado com Canadá com 12%.

Doenças respiratórias são os principais motivos de assistência médica internacional segundo a seguradora e representam 25,95% da assistência do seguro, depois vem as lesões musculares com 19,77% e doenças estomacais com 15,55%.

Já segundo estudos da seguradora mundial Assist Card as zonas de maior risco para viajantes são zonas rurais da Ásia e América Latina, e também África central e algumas ilhas do Caribe por terem uma estrutura de assitência médica mais limitada. Já países da Europa, Estados Unidos e Canadá  contam com atendimento médico excelente, porém caríssimo.

Abaixo explicamos quanto podem custar urgências médicas“mais comuns” em outros países.

1) Urgência considerada leve: Otite (inflamação de ouvido) ou resfriado

Países da Latino América: acima de 500 reais.

Países da Europa e Ásia: em torno de 970 reais.

Estados Unidos: pode chegar a custar 1450 reais.

2) Urgência mediana: Fratura de algum osso ou operação pouco complexa

Países da Latino América: Em torno de 9500 reais.

Países da Europa e Ásia: aproximadamente 63 mil reais.

Estados Unidos: 220 mil reais aproximado.

3) Urgência alta: Acidente com necessidade de terapia intensiva

Países de Latinoamérica: em torno de 15 mil reais por dia.

Países de Europa: 17 mil reais por dia.

Países de Asia: 13 mil reais por dia.

Estados Unidos: 62 mil reais por dia.

Uma das urgências médicas mais caras e que podem surgir de uma hora para outra são casos de Apendicite que a assistência médica internacional pode chegar a custar 87 mil reais.

Atenção, crianças também estão suscetíveis necessitarem de assistência médica internacional. Segundo dados da seguradora Assist Card as principais causas que levam os pequenos ao hospital são:

1) Resfriados e alergias respiratórias

2) Cólicas e intoxicações alimentares

3) Quedas e fracturas

4) Insolação, picas e quemaduras.

Como você pode perceber ter um seguro viagem te protege de todas essas situações! Um seguro de viagem os Estados Unidos, por exemplo, país com assistência médica mais cara, pode chegar a custar de 174 a 310 reais com franquias de assistências saúde entre 300 mil e 500 mil dólares, para 7 dias de viagem. Um investimento que vale a pena. Ter uma  assistência viagem vai te trazer tranquilidade e agilidade de atendimento, além bancar todos os custos médicos, de exames e de hospitalização no local de destino.