< Volver a Viagem

O que fazer em Montevidéu: 10 lugares imperdíveis

Está em busca do que fazer em Montevidéu? Confira nosso guia completo para desfrutar cada segundo na capital uruguaia.

Escrito por Elisa Batista

Está em busca do que fazer em Montevidéu? Confira nosso guia completo para desfrutar cada segundo na capital uruguaia.

Vale lembrar que antes de botar o pé na estrada é recomendado fazer um Seguro de Viagem Uruguai que tenha cobertura adequadas para o país de destino. Desse modo, você consegue garantir uma viagem mais segura e tranquila para você ou para sua família.

Mas, vamos deixar de enrolação e vamos começar apresentando os pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Confira agora quais são os 4 lugares turísticos mais imperdíveis de Montevidéu.

10 dicas do que fazer em Montevidéu

Vamos começar a lista com passeios mais tradicionais e depois sugestões imperdíveis. Pegue o papel e a caneta para anotar!

1. Cidade Velha

ciudad-vieja

O que fazer em Montevidéu? A Cidade Velha é um ótimo ponto de partida. Aqui, você irá encontrar toda a nostalgia da antiga Montevidéu com construções de época charmosíssimas que contam a história da cidade.  Na Cidade Velha você também encontrará galerias de antiguidades e uma grande oferta gastronômica.

Outra atração muito recomendada e considerada monumento cultural da Cidade Velha é o baar Fun Fun.  Neste baar, (é assim mesmo que escreve, não é erro de digitação, risos) você pode degustar o famoso vinho artesanal Uvita, ele é de fabricação própria. Além disso, disfrute de shows de tango, candombe e a salsa uruguaia, que são o carro chefe do lugar.

O Fun Fun têm mais de 120 anos de história e diz a lenda que Carlos Gardel, um dos maiores representantes do tango, já frequentou o lugar. Então, definitivamente, não dá pra perder esse rolê.

2. Mercado do Porto

mercado del puerto

A segunda dica do que fazer em Montevidéu é conhecer o Mercado do Porto. Você pode almoçar aqui depois da sua caminhada pela Cidade Velha. Localizado a poucos metros do porto de Montevidéu e da Cidade Velha o mercado foi declarado Monumento Histórico Nacional.

As opiniões sobre o mercado são variadas: muito caro, bons preços, está cheio de turistas. Mas ninguém discorda de uma coisa: as carnes uruguaias preparadas na brasa.

O Mercado do Porto é um paraíso para os amantes da carne. Aqui é possível provar a famosa “parrilla uruguaia” com cortes diferenciados e degustar o chorizo uruguaio, linguiça típica local. Não tem lugar melhor para conhecer a culinária de uma cidade, do que um bom mercadão, né?

3. La Rambla

la rambla montevideo

A terceira dica do que fazer em Montevidéu é caminhar pela orla, La Rambla. Os habitantes da cidade chamam as avenidas litorâneas de Ramblas. Mas, a mais conhecida é a que margeia o Rio da Prata. Cartão postal da cidade, essa Rambla é uma avenida beira-rio que possui mais 30km de comprimento.

A avenida parte do Porto da cidade e recorre alguns bairros: Cidade Velha, Bairro Sur, Parque Rodó, Punta Carretas, Pocitos, Buceo, Malvin, Punta Gorda e Carrasco.

As Ramblas são uma ótima opção para quem gosta de caminhar ou praticar exercícios ao ar livre. Aqui também se pode ver o pôr do sol mais bonito da cidade. Imperdível!

Os moradores de Montevidéu utilizam o calçadão da Rambla para praticar exercícios, sair com seus animais e curtir o visual para o Rio da Prata. Então, aproveite.

4. Avenida 18 de Julio

avenida 18

Agora que você já conhece muitas opções do que fazer em Montevidéu que tal conhecer a  Avenida 18 de Julho? Considerada a principal artéria de Montevidéu aqui você pode vivenciar um pouco do dia a dia dos moradores locais e provar comidas típicas como o Chivito, sanduíche mais famoso da cidade.

Chivito_al_pan_uruguayo

Trata-se de um sanduíche feito com pão tostado na manteiga, presunto e fatias de carne. O prato típico nasceu no restaurante El Mejillón mas hoje pode ser encontrado em muitos lugares na 18 de Julho.

5. Museo Nacional de Artes Visuales

Se você gosta de cultura e passear pela história e pelas artes, o Museu Nacional de Artes Visuales de Montevidéu é o lugar certo para você. Além de colorido e bem bonito por fora, o museu possui um acervo incrível.

Museo Nacional de Artes Visuales montevidéu Uruguai
Foto divulgação: site do Museo Nacional de Artes Visuales

Ele foi construído em 1911, com o nome de “Museu de Belas Artes”, passou por muitas mudanças e hoje em dia, mais de 110 anos após a sua inauguração, tornou-se o museu de arte mais importante do Uruguai. No local, você pode encontrar obras de artistas uruguaios e muitas esculturas ao ar livre.

Atualmente, ele fica localizado no Parque Rodó em Montevidéu. E você pode aproveitar a visita para passear nas redondezas. O museu está aberto de terça a domingo, das 13h às 20h.

6. Plaza Independencia

A Plaza Independencia ou Praça da Independência é a praça mais famosa da cidade e não é a toa. No local, você pode encontrar diversas atrações conhecidas de Montevidéu.

Como a Puerta de la Ciudadela,  um portal histórico da cidade; o mausoléu do General José Gervasio Artigas e uma estátua, também sua homenagem, de 17 metros de altura.

Palácio salvo Plaza Independencia  uruguai
Palácio Salvo

Ao redor da praça, você também pode encontrar, Museu da Casa do Governo e o Palácio Salvo. O local preserva a arquitetura espanhola e fica entre a Cidade Velha e o centro da cidade. Você não pode perder.

7. Teatro Solis

O Teatro Solis fica pertinho da Praça da Independência, a poucos metros. Então dá para conhecer esses dois pontos turísticos em um dia só. O teatro por si só é lindo, uma belíssima obra arquitetônica neoclássica, inaugurado em 1856.

O Teatro, hoje em dia, é o principal da cidade, abrigando os mais variados tipos de peças, musicais, orquestras e muito mais. Vale muito a pena conhecer suas instalações e, se você tiver um tempo, assistir a uma apresentação.

teatro solis montevidéu uruguai
Foto: internet

O teatro também oferece visitas guiadas, onde é possível contar com a presença de um guia para descobrir histórias e recantos do teatro mais antigo da cidade.

8. Tour nas Vinícolas

Você também é amante de um bom vinho? Então já deve saber que os vinhos Uruguaios são apreciados no mundo todo. Um passeio indispensável para quem ama vinho, é conhecer as vinícolas do país.

Existem muitas vinícolas em Montevidéu para conhecer, mas vamos destacar três das mais famosas: Bodega SouzaPizzorno Family Estates e Bodegas Carrau. Essas são as opções mais procuradas pelos turistas.

degustação de vinho o que fazer montevideu uruguai

As três marcas oferecem visitas guiadas com degustação de vinho, pelas plantações e instalações. É um passeio realmente muito agradável. E como as instalações costumam ficar um pouco mais afastadas, não se esqueça de providenciar o transfer.

9. Castillo Pittamiglio (Castelo do Alquimista)

Você já conheceu um castelo? Que tal ver um bem de pertinho? Em Montevidéu você pode! Tudo bem que não é um castelo da idade média, mas convenhamos, não deixa nada a desejar.

O Castillho Pittamiglio é uma construção do ano de 1911, que abriga um Centro cultural. Ele foi construído por Humberto Pittamiglio, alquimista e arquiteto uruguaio. O castelo é realmente deslumbrante, e oferece visitas guiadas todos os dias.

Ao ser visto da movimentada rua onde está localizado, em La Rambla, a construção parece pequena. Mas não se deixe enganar, ele possui mais de 1.600 metros quadrados construídos.

o que fazer montevideu castillo pittamiglio
Foto: divulgação site Castillo Pittamiglio

O local foi preparado para ser uma centro cultural multimídia, onde é possível explorar e descobrir um labirinto de salas e espaços, torres e um jardim. O castelo conta com espaços para exposições, uma galeria de arte, uma área de oficinas e loja temática. Legal, né?

10. Catedral Basílica da Imaculada Conceição, São Felipe e São Tiago de Montevidéu

Se você é turista de carteirinha, sabe muito bem que igrejas lindas fazem parte do pacote, né? Então, não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana de Montevidéu. Ela fica localizada bem no centro da Ciudad Vieja, na Plaza Constitución.

A visita vale muito a pena pela arquitetura única do local. O interior da igreja é bem decorado, rico em detalhes. A construção foi inaugurada em 1804. Lindíssima!

catedral metropolitana de montevidéu
Foto: internet

E não se esqueça de contratar o seu seguro viagem Uruguai! O seguro é importante para te amparar em casos de imprevistos durante uma viagem. Prestando atendimento confiável e rápido, 24 horas por dia, em português. 😉