< Volver a Carros

Glossário – O que significa e o que oferece cada Cobertura do Seguro Auto

Escrito por Pedro Da Silva

Está muito complicado entender o que cada cobertura do seguro auto significa? Esse guia vai ajudar a entender o que cada uma delas quer dizer.

Cobertura – Nada mais é do que o tipo de proteção ou benefício que a sua seguradora oferece para cada tipo de situação. Quando você contrata uma cobertura está na verdade contratando uma proteção para um risco que você pode correr.

cobertura basica carro

São todos os serviços que a sua seguradora oferece para proteger o seu veículo e que são realmente essenciais.  Elas se dividem em 4 grupos:

1. Cobertura contra Incêndio e Roubo: A seguradora te indeniza em caso de roubo, furto total, incêndio ou explosão do veículo mas não cobre possíveis colisões.

2. Cobertura Compreensiva: inclui a cobertura de incêndio e roubo mas também cobre em casos de colisão. No entanto, cobre apenas os danos causados no seu carro durante a colisão e não do outro carro envolvido.

3. Cobertura de Danos a Terceiros (RCF-V) :  Cobre danos materiais, pessoais e morais causados a terceiros.

4. Cobertura em Acidentes Pessoais de Passageiros (APP):  Protege passageiros que estejam no seu carro ou seus beneficiários, em caso de danos físicos ou morte.

cobertura adicional carro

São coberturas que você decide se quer contratar porque não se tratam de serviços de extrema necessidade mas de benefícios que podem facilitar a sua vida. Para cada uma das coberturas adicionais é cobrado um valor e é estabelecido um limite máximo de uso e de indenizações.  As coberturas adicionais também se dividem em 4 grupos:

coberturas adicionais carro

– Acessórios: Proteção para aparelhos de som, imagem e comunicação permanentes, sejam eles de fábrica ou não;

– Carrocerias e equipamentos de serviços de caminhões;

– Blindagem;

–  Kit gás: Protege contra os danos causados ao equipamento de kit gás, caso tenham sido danificados em uma colisão, incêndio ou roubo.

coberturas adicionais carro

– Carro Reserva: A seguradora disponibiliza um carro para que você use enquanto o seu está no conserto. Este serviço pode ser usado sempre que o valor do conserto seja maior que o valor que você paga de franquia. Neste link já explicamos o que isso significa. Este carro também é disponibilizado  em caso de roubo ou furto. O aluguel do carro reserva é pago pela seguradora pelo período de uso estipulado na sua apólice, ou seja, no contrato do seu seguro.

– Assistência 24 horas: A certeza de ser bem atendido a qualquer momento. Neste tipo de cobertura, cada seguradora decide o que deseja oferecer ao seu cliente, mas é basicamente um suporte mecânico, reboque do carro caso seja necessário, eletricista e vários outros serviços.

– Danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores: Permite reparar ou repor cada uma dessas peças sem a necessidade de pagar uma franquia.

coberturas adicionais carro

– Despesas Extraordinárias:  Em caso de indenização integral, você terá o reembolso das despesas extras, como a regularização da documentação do novo veículo sem necessidade de comprovação. O valor é calculado conforme o limite máximo da apólice. Vale lembrar que esta cobertura só pode ser requirida em caso de sinistro com perda total.

– Diárias por indisponibilidade do veículo ou perda de faturamento: Cobertura especial para veículos de carga, que garante ao segurado a reposição da perda de faturamento causada por sinistro previsto na apólice, de acordo com o tempo e o valor contratado.

rsz_grupo_4

– Extensão de perímetro: Garantia oferecida por algumas seguradoras que aumenta a cobertura do seguro na América do Sul, caso você decida fazer viagens internacionais usando o seu carro.  Em caso de sinistro, você será reembolsado pelas despesas que teve, apresentando comprovantes. O reembolso é limitado ao valor máximo que consta na sua apólice e o pagamento é feito em dólar, sempre considerando a taxa de cambio do dia em que se realizou o pagamento.

– “Valor de novo”: Essa cobertura permite dobrar o prazo de garantia contra o risco de indenização integral do carro, desde que na época da contratação do seguro, o carro fosse um Zero Km. Essa cobertura pode ter um prazo ampliado de 3 a 6 meses, dependendo da seguradora.

Agora que já está mais claro o que significa cada tipo de cobertura, compare os preços e serviços que cada uma delas oferece para escolher a ideal para você.