< Volver a Finanças

Saiba como economizar energia no inverno

Escrito por Larissa Ferreira

As temperaturas começam baixar e a conta de luz aumenta? Fique ligado nas nossas dicas de como economizar energia.

Maio é mês de bandeira vermelha em algumas regiões do país. Como explicamos aqui no blog sobre O que são as bandeiras tarifárias de energia e como funcionam, isso acaba encarecendo ainda mais a conta de luz e diante dessa situação é imprescindível saber como economizar energia.

Confira algumas dicas para economizar energia  que vão fazer a diferença no fim do mês

Chuveiro Elétrico

chuveiro

Fez frio e deu aquela preguiça de sair do chuveiro? O primeiro passo de como economizar energia é diminuir o tempo do banho. O chuveiro elétrico na posição inverno gasta o dobro de energia que na posição verão. Segundo dados da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, um banho de 60 minutos na posição inverno gasta entre 4,50 e 6,0 kWh (quilowatts-hora) em contrapartida na posição verão o gasto é de 2,10 a 3,50 kWh.

Lavanderia

ironing-403074_640

Junte uma maior quantidade de roupa para lavar e passar! Evite usar a secadora, o consumo médio mensal desse aparelho pode ser de 120 a 150 kWh. Passe toda a roupa que conseguir de uma só vez. O ferro gasta muita energia para esquentar e por isso não vale a pena ligá-lo para passar apenas uma camisa. Outra dica de como economizar energia é optar pela água fria na hora de lavar a roupa, lembre que o modo de água quente da lavadora também consome mais luz.

Geladeira

geladeira

A geladeira antiga é a grande vilã da conta de luz. Um modelo de refrigeração mais antigo gasta em torno de 150 kWh por mês enquanto um modelo novo com freezer gasta por volta de 50 e 67 kWh, um terço da quantidade. Tem geladeira nova e não sabe como economizar energia elétrica? Mantenha a porta do aparelho fechada e abra o mínimo possível. Quanto mais você abre a porta da geladeira mais energia ele gasta para manter a temperatura refrigerada no seu interior. Outra dica para economizar energia é evitar guardar alimentos quentes no aparelho. O local onde você guarda a sua geladeira também influencia na conta final de luz. Evite o sol e não deixe que seu aparelho fique perto do fogão. Lembre de revisar o estado das borrachas da porta.

Lâmpadas

lampadas

Quer saber mais sobre como economizar energia? Um estudo realizado pelo Inmetro, em 2016, revelou que 8 lâmpadas incandescentes acesas durante 8 horas por dia gastam em um ano cerca de 767 reais e que a troca das mesmas por lâmpadas fluorescentes proporciona uma economia de mais 511 reais. E ai, já trocou as lâmpadas da sua casa?

Fogão e forno elétricos

fogao eletrico

Eles são práticos ficam lindos na cozinha dos sonhos, mas infelizmente gastam muitaaa energia. Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de defesa do consumidor o cooktop elétrico gasta em média, por mês, 68 kWh por boca considerando uma hora de uso por dia. Já o forno elétrico gasta uma média de 15 kWh por mês para quem usa uma hora por dia.

Atenção aos equipamentos plugados nas tomadas

Carregadores de telefone, televisão, caixa de som e tudo o que estiver ligado na tomada, mesmo que esteja desligado, gasta energia. Para economizar você deve retirá-los da tomada.

Confira qual é o gasto médio de energia de alguns aparelhos elétricos segundo dados da Eletrobras

Chuveiro

4,50 a 6,0 kWh (inverno) por 60 minutos de uso

2,10 a 3,50 kWh (verão) por 60 minutos de uso

Geladeira com freezer de 400 litros

58 kWh média de consumo mensal

Aspirador de pó

10 kWh  media mensal por 20 minutos de uso diário

Fogão elétrico

68 kWh média mensal por boca considerando uma hora de uso por dia

Aquecedor de ambiente

186 kWh – consumo mensal para quem usa 4 horas diárias

Lavadora de louça

30 kWh – consumo mensal para quem usa 40 minutos diários

Panela elétrica

44 kWh – consumo mensal para quem usa 20 minutos diários

Ar condicionado de 10000 BTUs

186 kWh – gasto médio por 8 horas de uso diário

Quer realizar o sonho da casa própria sem pagar as altas taxas de financiamento? No site da Compara você encontra as melhores opções de Consórcio de Imóveis.