< Volver a Finanças

O que são as bandeiras tarifárias de energia e como funcionam?

Escrito por Larissa Ferreira

As bandeiras tarifárias de energia surgiram, em 2015, como forma de financiar os custos extras com a geração de energia no Brasil. Entenda como elas funcionam e porque deixam a conta de luz mais cara.

Como funcionam as bandeiras tarifárias?

A mudança do clima somada a diminuição no volume de chuvas compromete os principais reservatórios hidrelétricos do país. Isso provoca uma diminuição na quantidade de água e consequentemente na quantidade de energia elétrica disponível para abastecer a população brasileira. Para resolver o problema o governo aciona as usinas de energia termelétricas e cria as bandeiras tarifárias repassando o conta pra você.

A energia termelétrica funciona a partir da queima de combustíveis como petróleo, carvão e gás natural e tem um custo bem maior que a energia hidrelétrica.

Por que tenho que pagar a bandeira tarifária?

As bandeiras tarifárias foram criadas nas mesmas cores dos sinais de trânsito: verde, amarelo, vermelho para alertar os consumidores sobre as condições atuais de geração de energia.

A bandeira verde indica que os reservatórios estão cheios e que não há nenhum custo adicional mensal para gerar energia. Já a bandeira amarela significa que nível de água dos reservatórios estão baixando. A bandeira vermelha é usada quando a situação está critica e há necessidade de acionar usinas termelétricas para suprir a falta de energia.

 Bandeiras Tarifárias

Quer realizar o sonho da casa própria sem pagar as altas taxas de financiamento? No site da Compara você encontra as melhores opções de Consórcio de Imóveis.