< Volver a Finanças

O que é score e para que serve?

Escrito por Larissa Ferreira

O score de crédito é uma avaliação estatística de riscos utilizada por lojas, empresas, bancos e instituições financeiras para verificar se vão ou não liberar aquele crédito ou financiamento pra você. Mas em que é baseada esta avaliação? Te explicamos estas e outras dúvidas sobre Score financeiro.

O que é score de crédito

Bancos, empresas, lojas e instituições financeiras usam o Score de crédito para verificar qual é probabilidade que você pague o empréstimo e não fique inadimplente. Trata-se de uma análise de risco.

O Score de crédito é uma avaliação estatística baseada nos seus hábitos de consumo e outras informações públicas que explicamos melhor abaixo.

  • Estado cívil;
  • Emprego e renda mensal;
  • Seu histórico de dívidas: se você tem alguma conta pendente ou dívidas pagas;
  • Se você tem ou já teve o nome sujo;
  • Análise de documentos: é verificado se você já foi vítima de fraude ou se já teve documentos roubados ou clonados;
  • Histórico de crédito e contas: Você paga as mensalidades do seu cartão de crédito regularmente? Tem outros empréstimos ou financiamentos pendentes? Paga suas contas em dia? Tudo isso é verificado pelo banco na hora de fazer sua avaliação.

O Score é medido em uma escala de 1 a 1000 e quanto maior a sua pontuação mais certa será a aprovação do seu crédito. Quem tem até 300 no ranking, possui alto risco de inadimplência e pode ter o empréstimo negado. Já quem possui 300 e 700 pode conseguir determinados tipos de crédito: como um cartão de crédito, financiar o carro próprio e outros. Um Score de crédito acima de 700 é considerado de baixo risco e pode ajudar na aprovação de empréstimos com valores mais elevados.

Como consultar meu Score de crédito

Você pode consultar seu Score em empresas especializadas em análise de crédito como, por exemplo, o Serasa e a Boa Vista.

Como aumentar meu Score?

Tenho nome limpo e não consigo crédito: o que fazer? A melhor maneira para aumentar o seu Score de crédito é manter as contas em dia e pagar as dívidas, caso você tenha uma. Ter um cadastro positivo também pode te ajudar a aumentar seu Score. O cadastro positivo pode ser feito online e permite que empresas e bancos tenham acesso a suas contas básicas e possam monitorar seus hábitos de consumo. O cadastro positivo pode ser feito em empresas especialistas em avaliação de crédito como a Serasa e Boa Vista.

Leia também:

Por que o pedido do meu cartão de crédito foi negado?

Preciso ter conta bancária para pedir um cartão de crédito?

Procedimentos para solicitar um cartão de crédito

cartão de crédito