< Volver a Finanças

Cartão de Crédito Pré-Pago Internacional: vale a pena?

Escrito por Pedro Da Silva

O cartão de crédito pré-pago internacional, também conhecido como cartão travel money, é usado por muita gente na hora de viajar mas muitos ainda ficam em dúvida se vale a pena.

Como funciona

O cartão pré-pago é um cartão de crédito que permite que você controle melhor as suas finanças já que você usa apenas o valor que coloca como recarga. É muito usado em viagens internacionais para evitar transtornos em caso de roubo, já que assim como qualquer cartão, você tem a chance de cancelar, pedir outro e recuperar de alguma forma o seu dinheiro.

Como fazer compras?

Para fazer compras usando qualquer cartão pré-pago como o cartão VTM (Visa Travel Money) por exemplo, é preciso habilitar o cartão na moeda do país que você escolheu e ter informado anteriormente ao banco o país em questão. Apenas ser internacional não é garantia de que vai funcionar no país que você estiver. É importante usar a opção crédito na hora das compras porque mesmo que pareça um cartão de débito, ele está classificado como crédito.

Como realizar saques?

Da mesma forma que você realiza saques em caixas eletrônicos no Brasil. A maioria dos Cartões Travel Money são aceitos em 200 países, então dificilmente você teria problemas com isso. Vale lembrar que existe uma taxa para saque e o valor depende de cada financeira.

Cartão Pré-Pago tem limite?

Geralmente para compras não mas para saques sim e esse limite também é variável em cada caixa eletrônico.

Qual moeda ele aceita?

As transações podem ser feitas em dólar, euro ou libra. Caso você precise de outra moeda, o cartão faz a conversão cobrando as taxas do dia.

Como fazer a recarga ou consultar o saldo?

Independente de qual seja, um cartão pré-pago internacional tem o objetivo de facilitar a sua vida e proporcionar segurança, então você pode fazer recargas e consultar o saldo através do site oficial do cartão escolhido.

Quais são as taxas?

Também são variáveis em cada financeira mas geralmente há uma taxa de manutenção, de saque e o IOF de 6,38%. Mesmo com essas taxas, pode valer a pena pela praticidade e segurança. Ao fazer as contas você vai constatar se é melhor levar dinheiro ou usar o cartão. Dependendo do país a ser visitado, mesmo com o IOF o cartão acaba valendo a pena.
Você já usou um cartão de crédito pré-pago internacional ao estilo travel money? Como foi? Conte a sua experiência para nós!