< Volver a Finanças

Qual dívida pagar primeiro?

Escrito por Pedro Da Silva

Condomínio, água, luz… São tantas contas que é difícil saber qual dívida pagar primeiro na hora do aperto. Ninguém escolhe passar por uma crise financeira. Diante do cenário de desemprego e instabilidade que estamos vivendo no Brasil, 29% das pessoas tiveram dificuldades em pagar as despesas da casa em dia nos últimos 12 meses, segundo o estudo da Confederação Nacional da Indústria. Por isso é importante você saber quais são as consequências de cada conta que não paga em dia.

A nossa lista de prioridades de qual dívida pagar primeiro foi definida levando em consideração àquelas dívidas que podem atingir diretamente o patrimônio da família, levando a perda de bens como o apartamento e o carro.

1. Contas básicas:

Água e luz devem ser prioridades pois estes são itens básicos para a sobrevivência de qualquer família. Sem esses itens a vida de todos da casa tem impacto e por isso elas ficam no topo entre qual dívida pagar primeiro.

Esses serviços somente podem ser cortados após 90 dias de atraso no pagamento e as empresas concessionárias precisam notificar o consumidor com 15 dias de antecedência.

2. Financiamento do imóvel

O financiamento da casa envolve um grande risco de perda do bem que certamente te custou caro. Por isso, depois das contas básicas, esta deve ser a sua prioridade em qual dívida pagar primeiro.

Atualmente, a maioria dos financiamentos de casas e apartamentos são feitos por alienação fiduciária, que significa que o bem é dado como garantia do empréstimo e ele fica em nome do banco até que a dívida seja totalmente quitada.

Essa modalidade é a mais recorrente por oferecer os juros mais baixos e ao mesmo tempo são muito mais fáceis de o banco retomar o imóvel por atraso no pagamento. Após um atraso de 90 dias o banco pode intimar você a pagar o valor, mais os juros e multa. Após essa notificação, você tem um prazo de 15 dias para quitae e caso não faça o pagamento, o banco pode retirar o bem de você.

3. Financiamento do carro

A lógica é a mesma do financiamento do imóvel e as regras também. Por isto as prestações precisam estar em dia para não correr o risco de perdê-lo. Se você não está conseguindo quitar as suas contas em dia, vender o carro pode ser uma boa opção. Assim você consegue pagar as contas que estão em atraso e se livra de uma dívida. Não tenha receio de vender o carro se for preciso, é melhor do que se enrolar em dívidas.

4. Taxa de condomínio

Não pagar a taxa do condomínio também pode te levar a perder o apartamento e outros bens mas felizmente a dívida permite um tempo maior para negociação das parcelas em atraso, inclusive das multas e taxas de juros que vão sendo agregadas a cada mês de atraso.

O que a administração do prédio pode fazer de forma mais imediata é inserir o seu nome no cadastro dos inadimplentes, ou seja, fará com que seu nome fique sujo. Geralmente para uma ação judicial são necessárias várias parcelas em aberto, pois não compensa o alto custo do processo por valores baixos.

5. IPTU

A cobrança dessa dívida é bem parecida com a da taxa de condomínio, ou seja, pode resultar numa ação judicial por não pagamento e ter o imóvel penhorado, mas por se tratar de um órgão das prefeituras a burocracia é maior e com isso o processo é mais lento. Por isso na hora de definir qual dívida pagar primeiro o IPTU não tem tanta prioridade.

6. Aluguel

Também similar ao processo de cobrança do IPTU e taxa de condomínio, porém com a diferença de que nenhum bem pode ser penhorado para o pagamento da dívida. Para receber o valor devido, o proprietário do imóvel também precisará entrar com um processo cobrando o valor devido.

Quem se prejudica neste caso é o seu fiador pois ele sim poderá ter o imóvel dado como garantia para fechamento do negócio penhorado para pagamento da sua dívida.

7. Cartão de crédito e cheque especial

Apesar de serem as modalidades de juros mais caras do mercado, as consequências do não pagamento são menores do que a possibilidade de perder a casa, como ocorre com o não pagamento do financiamento do imóvel e outras dívidas.

Os cartões de crédito e cheque especial não são as prioridades ao pensar em qual dívida pagar primeiro, mas a nossa sugestão é que você negocie com o banco o quanto antes para que essas dívidas não virem uma bola de neve. O não pagamento delas leva o seu nome para o cadastro de inadimplentes o que dificultará muito que você consiga qualquer outro tipo de financiamento com custo mais barato, por exemplo.

8. Contas não essenciais

Por fim, na escala de qual dívida pagar primeiro, vem àquelas contas das quais podemos viver sem como telefone, internet e TV a cabo cujo principal impacto é o corte no serviço. O atraso no pagamento pode gerar um corte após 30 dias e você pode ter o seu contrato cancelado após 90 dias.

Não encare esse post como uma classificatória das contas que você deve ou não pagar, mas sim para ter em conta as consequências da falta de pagamento e é por isto que listamos qual dívida pagar primeiro, afinal todas precisam ser quitadas . Por isso, ao primeiro sinal de aperto financeiro pare e refaça o seu orçamento familiar. Se for o caso, corte o quanto antes o que for possível para evitar que seu nome fique sujo.